F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
terça-feira, março 2, 2021
  • Entrar
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
CANAL TELEGRAM
F5 Jurídico
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
Sem resultado
Ver todos os resultados
F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Juliana Isabele Gomes Probst

A Era dos Direitos e a não operacionalização das Políticas Públicas no Brasil

porJuliana Isabele Gomes Probst
fevereiro 23, 2021
em Juliana Isabele Gomes Probst
0
A Era dos Direitos e a não operacionalização das Políticas Públicas no Brasil

Dia após dia são inseridos em nossa legislação direitos envolvendo questões individuais, coletivas, difusas, mas a grande pergunta é: até que ponto é um direito se não efetivado na prática?

A Constituição Federal de 88, somada as legislações complementares, pactos federativos e demais determinações trazem um arcabouço jurídico que torna o cidadão como iminente detentor de direitos fundamentais, humanos (inserindo, inclusive caráter indivisível, inalienável e interdependente), cíveis, de forma a proteger e salvaguardar a integridade física, psíquica, social e política dos cidadãos e prol do bem geral da Nação.

Em contrapartida, outro cenário analítico é a realidade social enfrentada pelo Brasil, demonstrando as discrepâncias sociais no que tange a educação, saúde, assistência, emprego e renda, habitação e tantas outras áreas da esfera social que lidam cotidianamente com as mazelas do sistema neoliberal e da supressão prática de Políticas Públicas voltadas aos hipossuficientes – e, aqui diz supressão prática visto que na letra da lei, continuamos a ter inserções de garantia de direitos, mas que não são operacionalizadas.

Esta dessemelhança entre teoria e prática fica visível se observarmos os dados do índice de GINI, o qual demonstra através de análise estatística as taxas de desigualdade social no mundo, e apresenta em sua última divulgação através do PNAD – 2019, pelo IBGE, que o Brasil exibe 0.543 de desigualdade, de uma totalidade de 1, sendo o avanço da taxa de desemprego, por exemplo, na casa dos 12,2% e do analfabetismo com idade superior a 15 anos em 11 milhões de analfabetos, ou seja, 6,6% da população do país, sendo o Nordeste com a maior proporção de analfabetos, correspondendo a 13,9% deste percentual. (BRASIL, 2019).

Nesse diapasão, ao invés de ocorrer a introdução de direitos e novas frentes de atuação, questiona-se o fato do porquê não operacionalizar o que já está posto em Lei – que pode vir a solucionar diversas demandas coletivas e individuais – para depois pensar em instituir novos direitos?

Sabe-se que novas necessidades são criadas todos os dias na vida em sociedade, influenciadas pela massificação de informações, uso de novas tecnologias e da inteligência artificial e que, por vezes, requerem respostas ágeis e com tutela de urgência, porém analisar a complexidade das relações sociais, políticas e econômicas, levando em conta sua historicidade, seus embaraços e desdobramentos requer muito mais que análises pontuais emergentes, sendo fundamental um olhar apurado por território, considerando suas especificidades para atuar de forma efetiva, eficaz e particularizada.

Em âmbito nacional, é sabido que a falta de infraestrutura, o mau uso dos recursos públicos, somados aos desvios de verba, acarretam falha operacional dos Direitos.

O acirramento das desigualdades e a fragmentalização das ações e Políticas Públicas, por eles ocasionados, acabam por gerar ainda mais desigualdades e não atendem nem ao mínimo social, ocasionando um desmonte das Políticas Públicas, sobretudo no campo dos Direitos Sociais.

Há que se considerar que órgãos como o CNJ, OAB, CFESS/CRESS e outros conselhos deliberativos e o próprio Judiciário, tem ações voltadas a expansão e a conquista fática de Direitos, todavia, entende-se que a bandeira por sua efetivação se estende à toda sociedade civil e empresarial, como detentores de Direitos, independente se estão fazendo uso ou não deles.

A articulação entre setores para a promoção dos Direitos se faz fundamental no processo de implementação e operacionalização das Políticas Públicas, bem como nos processos de participação, controle e fiscalização.

Árdua é a busca por vislumbrar que a chamada “Era de Direitos” torne-se operacional. Todavia, espera-se que a conscientização da sociedade civil e empresários, suscite em nosso meio voz para a conquista e consolidação da cidadania, por meio da efetivação dos Direitos, sobretudo aos hipossuficientes que carecem de atendimento Estatal.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

 

________. Agência IBGE Notícias. PNAD Contínua 2019: rendimento do 1% que ganha mais equivale a 33,7 vezes o da metade da população que ganha menos. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27594-pnad-continua-2019-rendimento-do-1-que-ganha-mais-equivale-a-33-7-vezes-o-da-metade-da-populacao-que-ganha-menos#:~:text=Em%202019%2C%20o%20%C3%ADndice%20de,Brasil%20foi%20estimado%20em%200%2C543>. Acesso em: 23.02.2021.

Compartilhe
Postagem anterior

Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer

Próximo Post

Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

Juliana Isabele Gomes Probst

Juliana Isabele Gomes Probst

Assistente Social formada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL em 2012; Formação em Direito pelo Instituto Filadélfia de Londrina – UNIFIL, em 2017; Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, em 2016; Discente (especial) do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Londrina. Discente do curso Análise de Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto INFNET- RJ. Experiência de atuação como Perita Social na Justiça Federal do Paraná, Comarca de Londrina com mais de 5 anos em campo; experiência de atuação em Serviços Sociais de Média e Alta Complexidade no Município de Londrina-Paraná, por mais de 2 anos. Experiência de atuação como Professora conteudista da Unifamma Maringá. Atual Tutora a Distância no curso Superior em Serviço Social na Kroton Educacional.

Próximo Post
Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando ...

Entre no Grupo @f5juricico do Telegram

F5 no Facebook

Facebook
Sem resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Receita recebe 438 mil declarações do IR no primeiro dia de entrega
  • Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
  • Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados
  • A Era dos Direitos e a não operacionalização das Políticas Públicas no Brasil
  • Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer

Siga

  • Novo artigo de @vitorferreira_adv e @renanluquini

Leia em: https://f5juridico.com/gestao-patrimonial-um-trabalho-multidisciplinar/
  • [Convite] #repost @congressointercontinental - VIII edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil será realizada em formato on-line em uma realização conjunta do @gruponotorium e da @ab.direitocivil e com apoio institucional da Academia Sino-Lusófona e Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de COIMBRA. As inscrições básicas são gratuitas.  #direitoempresarial #direitoprivado @ab.direitocivil @congressointercontinental @allanchristyan @rogerabdc @rose.giacomin
  • Novo artigo do professor @rodolpho.sampaio no portal.

Danos espirituais: uma nova dimensão dos danos extrapatrimoniais

Acesse: www.f5juridico.com
  • Nova pubicação do colunista @vitorferreira_adv 

Leia no site, acesse: www.f5juridico.com
  • Nunes Marques toma posse como ministro do STF.

O novo ministro ocupa a vaga de Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

Leia mais, acesse: www.f5juridico.com
  • Excelente artigo do mestre @rodolpho.sampaio

Acesse: https://f5juridico.com/qual-tutela-juridica-deve-ser-dispensada-aos-motoristas-de-aplicativos/

#f5juridico #motoristas #uber #99taxi #advogado #law #legislação #cabify
  • Artigo da Série Jurídica/Social. 

"A função sociojurídica da educação na formação cidadã e sua influência na construção da sociedade"

https://f5juridico.com/a-funcao-sociojuridica-da-educacao-na-formacao-cidada-e-sua-influencia-na-construcao-da-sociedade/

@f5dinheiro
@f5juridicobr
@f5previdencia
@f5saudebr
@f5noticias
@hosananews

#vitorferreiradecampos #julianaisabelegomesprobst #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #assistência #cidadania #covid19 #contratos #direitossociais #adv #advocacia #advogado #responsabilidadesocial #direito  #serviçosocial #assistenciasocial #lawyer #social #lawfirm #justiça #sociedade #oab #estado #conflito #soluções #reflexões
  • [CONVITE]🔖 Próxima sexta-feira‼️

O programa Business Talks através do Grupo Notorium Eventos e da agência DP3 Comunicação convidam para o Meetup Sessions.📍
.
Com transmissão ao vivo: youtube.com.br/gruponotorium
.
Dia 18/09/20 de 14h às 20h.
.
.
Sigam o perfil dos palestrantes e prestigiem essa bela iniciativa: @zampierbruno; @deividejribeiro; @felipefalcone; @felipemartinspinto; @prof.felipequintella;  @inescampolina; @baia.julio; @luizcarlosrezendesantos; @marcellafmgomes; @marcelocosta58; @nedimarfrattini; @plautoclcardoso; @rogerabdc; @rose.giacomin; @sofiarabelo e @viniciusasdias. Mediadora: @juditeasevedo 
.
Realização: @notoriumjuridico, @allanchristyan e @marinhobusiness
.
Apoio:
.
@abrasguimaraes
@dp3negocios
@f5juridico.com
@ia.minas gerais 
@frattini
@editora rideel 
@amat.mg
#descomplicandoodireitodotrabalho
.
  • [Convite da professora @rose.giacomin] 📍DIREITO EM DEBATE - UNIC BEIRA RIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palestrante: Dra. Rose Giacomin 📍@rose.giacomin 
Debatedor: Prof. Rafael Alves Nespolo 📍@rafaelnespolo 
Debatedora: Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda📍 @lorenalarranhagas 
Organizador: Prof. Marco Antonio Lorga 📍@lorga 

LIVE no YouTube ☑️ Canal ▶️Direito em Debate – UNIC Beira Rio 
https://www.youtube.com/c/DIREITOEMDEBATEUNICBEIRARIO
18 horas (MT) - 17/09/2020
Inscreva-se no Canal, participe com perguntas e receba Certificado de Participação de 01 hora

⚠️Currículo da Palestrante:
Dra. Rose Giacomin
Gestora Nacional dos cursos de Direito, Cogna Educação. 
Professora de Direito Empresarial (carreiras jurídicas) do Curso Forum. 
Conta com diversos artigos publicados na área empresarial e participação em obras jurídicas. Como fim social da carreira atua como editora-chefe da revista científica da Academia Brasileira de Direito Civil e do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB. É Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG e faz parte do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas.

⚠️Currículo dos Debatedores:
Profa. Rafael Alves Nespolo
Advogado e Professor, Bacharel pela UNIC, Especialista pela FESMP/RS e Mestre em Direito pela EPD.

Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda
Professora do Curso de Direito na UNIC Beira Rio.
Assessora Jurídica na Primeira Vara Cível da Comarca de Cuiabá
Graduada em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT. 
Pós Graduada em Direito Empresarial e Tributário pela UFMT. 
Pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

⚠️Currículo do Organizador:
Prof. Marco Antonio Lorga
Diretor do Curso de Direito da UNIC – Universidade de Cuiabá campus Beira Rio I e II
Mestre em Direito Empresarial – UNICURITIBA
Professor Pós Graduação da UNIC – Universidade de Cuiabá
Graduado em Direito – UNIC 
Graduado em Administração de Empresas – UFMT
Advogado e Administrador Judicial
  • Novo Artigo de @brunobetazza e @vitorferreiradecampos @vitorferreira_adv 📚📚📚🚀🚀🚀 👨‍⚖️👨‍⚖️👨‍⚖️

"Da possibilidade de conversão do tempo especial em comum no Regime Próprio de Previdenciário Social"

https://f5juridico.com/da-possibilidade-de-conversao-do-tempo-especial-em-comum-no-regime-proprio-de-previdencia-social/

@f5dinheiro
@f5previdencia
@f5noticias
@f5saudebr
@f5juridicobr
@hosananews

#vitorferreiradecampos #brunobetazza #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #direitoprevidenciário #previdenciário #prev #inss #processocivil #adv #advocacia #advogado #law #direito #sucesso #business #lawyer #autônomo #lawfirm #justiça #audiência #oab #negociação #composição
Facebook Twitter Instagram LinkedIn Youtube

Categorias

  • Academia Brasileira de Direito Civil
  • André Augusto Malcher Meira
  • Artigos
  • Blog
  • Brasil
  • Bruno André Soares Betazza
  • Business
  • Carreira e Negócios
  • Colunistas
  • Comércio Exterior
  • Comportamento
  • Concursos
  • Covid-19
  • Criptomercado
  • Cultura
  • Destaque
  • Dinheiro
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Flavio Fabiano
  • Geral
  • Hélder Fernandes Neves
  • Hiago Simões Gurgel do Amaral
  • Imigração
  • Internacional
  • Investimentos
  • Ivan Ferreira de Campos
  • Juliana Isabele Gomes Probst
  • Júlio Baía
  • Justiça
  • Lava Jato
  • Ludmila Alves França de Almeida
  • Marcos Campos de Pinho Resende
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mercosul
  • Minas Gerais
  • Negócios
  • Notícias
  • Operação Lava Jato
  • Opinião
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Renan Luquini
  • Rodolpho Barreto Sampaio Júnior
  • Rose Giacomin
  • São Paulo
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seus Direitos
  • Sofia Rabelo
  • Startup
  • Sustentabilidade
  • Tania Azevedo Garcia
  • Tecnologia
  • Terrorismo
  • Trending
  • Turismo
  • Utilidade Pública
  • Videos
  • Vitor Ferreira de Campos

Curta

Subscrever notificações

Navegação

  • Home
  • Colunistas
  • Publicidade
  • Contato
  • Expediente
  • Newsletter
  • Aeroporto do Galeão retoma voos para América do Sul em setembro
  • Cart
  • Purchases

Newsletter

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Business
    • Economia
    • Negócios
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Educação
  • Justiça
  • Contato

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
error: Conteúdo Protegido!