Caratinga abandonada

Date:

Operação - 01

 

por Nilton Ramos

Triste realidade, mas parece que o mundo já se acostumou às grandes catástrofes e às barbáries praticadas por terroristas. Na noite passada, Paris foi mais uma vez, alvo dos extremistas, membros do Estado Islâmico em ataques combinados, com homens-bombas agiram em uma tradicional boate e nas proximidades de um estádio de futebol. Os atentados mataram quase duas centenas de franceses, de acordo com última atualização.

Pânico, terror e centenas de mortes em ataques terroristas em Paris. Foto: Anne Sophie Chaisemartin/AP
Pânico, terror e dezenas de mortes em ataques terroristas em Paris.
Foto: Anne Sophie Chaisemartin/AP

O atentado levou para Paris, capital francesa, todas as atenções do mundo. E no Brasil, as redes sociais foram inundadas de manifestações de solidariedade em favor das vítimas.

Muito pertinente, merecedor, inclusive.  Óbvio que somos solidários com todos os parisienses, vítimas do terrorismo na noite passada. Mas cabem algumas perguntas: no exterior alguém tem conhecimento de alguma pessoa que coloriu sua foto de perfil nas redes sociais pelos brasileiros, mineiros mortos na tragédia do rompimento das barragens de Mariana?  A torre Eiffel teve suas lâmpadas apagadas? A Casa Branca acionou as luzes verdes e amarelas em solidariedade ao Brasil? Quando ocorre em nossos quintais adjetivos como hipócritas não faltam, mas quando é no exterior, manifestações são feitas, mas por modismo, e não solidariedade.

Renomado criminalista, o advogado Ércio Quaresma também usou as redes sociais para se manifestar quanto aos atentados de noite passada, na França:

“Justa homenagem ao povo francês feita pela galera do Facebook colocando as cores da França nas respectivas fotos de perfil. Lamento apenas atitude análoga não ter sido adotada em razão do crime perpetrado pela Samarco contra a população de Mariana e demais cidades atingidas pelo rompimento das barragens de rejeito da mineradora”, ponderou o causídico, que foi defensor do ex-goleiro do Flamengo, Bruno, acusado da morte de Eliza Samúdio, condenado e preso em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Criminalista Ércio Quaresma chama atenção para preocupação com a tragédia em Mariana. Foto: Redes Sociais.
Criminalista Ércio Quaresma chama atenção para preocupação com a tragédia em Mariana. Foto:  Redes Sociais.

SPIN

Enquanto isso, Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou requerimento na Comissão de Direitos Humanos (CDH) para realização de Audiência Pública em Mariana nesta segunda-feira, 16, às 14h.

Mais um corpo identificado

Marcos Aurélio Moura, 34 anos,  é a sétima vítima identificada pelo Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais no rompimento das barragens de Bento Rodrigues e Fundão, na cidade de Mariana.

A pergunta é como recomeçar? Foto: Redes Sociais.
A pergunta é como recomeçar? Foto:  Redes Sociais.

Os rejeitos das barragens rompidas que contaminam o rio Doce, e também alcançam Colatina, em Vitória, no Espírito Santo, tornam a sua água imprópria para a captação e consumo.

Exames identificaram ferro, mercúrio e manganês nas águas. Em Governador Valadares, uma Ação Popular do Município obriga a Samarco Mineradora a abastecer a população até que a situação se normalize.

O apresentador da Rede Globo, do programa Caldeirão do Huck, Luciano Huck  também usou as redes sociais para se manifestar sobre os últimos acontecimentos: “uma tristeza não “anula” a outra. Sim, queremos paz em Paris e no mundo. Atentados contra inocentes curtindo um show de rock ou em meio a um café com torradas é de uma covardia inaceitável. E sim, queremos apoio, mantimentos, reconstrução e justiça para todas as famílias que estão sofrendo em Mariana (MG) e toda região afetada pela lama maldita.”

Huck chegou a postar uma foto durante o vôo sobre a cidade de Mariana.

Vista aérea de Mariana, e a zona destruída pelo rompimento de barragens. Foto: Luciano Huck.
Vista aérea de Mariana, e a zona destruída pelo rompimento de barragens.
Foto: Luciano Huck.

A Samarco Mineradora começa a contabilizar os valores em multas que são aplicadas em nível estadual e federal, mais a responsabilidade quanto ao atendimento às vítimas, os danos ambientais, dentre outros.

 

O distrito de Bento Rodrigues completamente devastado. Foto: Redes Sociais.
O distrito de Bento Rodrigues completamente devastado.  Foto:  Redes Sociais.

 

Caratinga abandonada: animais se alimentam na praça da Catedral

Os últimos anos Caratinga tem sido alvo de políticas irresponsáveis, omissas, negligentes e avassaladora do patrimônio público. 

O atual governo de Marco Antônio Junqueira (PTB) responde a vários processos de improbidade.

No mais recente, como publicamos na edição passada, o juiz da 2ª Vara Cível, doutor Alexandre Ferreira deferiu numa Ação Civil Pública, o bloqueio de bens do prefeito Junqueira e empresa do ramo de comunicação.

Ação demonstra que um contrato de publicidade na ordem de R$800 mil teria sido empenhado pelo Município, em valor superior a R$1 milhão.

Atual governo de Marco Antônio Junqueira também é investigado por suposto desvio de verba pública federal do transporte escolar.

Associados da cooperativa Minas Brasil acusam que há cinco meses nenhum repasse é feito pela Administração, e os alunos são prejudicados sem o transporte.

Mas o descaso e desgoverno não param aqui. A praça Cesário Alvim, onde se localiza a Catedral ‘São João Batista’ animais foram flagrados se alimentando livremente da grama do jardim.

A prova do descaso de um desgoverno. Foto: Redes Sociais.
A prova da irresponsabilidade de um desgoverno. Foto:  Redes Sociais.

Argentina x Brasil e um clássico totalmente ‘gelado.’ 

Como não poderam jogar na quinta-feira devido às fortes chuvas que atingiram a capital da Argentina, Buenos Aires, Argentina e Brasil se enfrentaram noite passada pelas Eliminatórias da Copa da Rússia/2018.

Do lado brasileiro, o treinador Dunga contou com a volta do atacante Neymar, depois da suspensão de dois jogos pela expulsão ainda na Copa América, no Chile, vencida pelo time da casa.

Ao contrário dos anfitriões, um time desfigurado, e a principal peça, Messi, do Barcelona, ficou fora do confronto.

Um clássico de pouca movimentação, mas sobraram jogadas violentas e desleais de parte a parte. Criatividade zero. No entanto, por jogar em casa e ter o apoio da sua torcida, os argentinos foram melhores que os brasileiros, tanto que inauguraram o placar, mas o Brasil empatou (1 a 1). 

Lucas Lima comemora com Neymar o gol de empate. Foto: Rafael Ribeiro/CBF.
Lucas Lima comemora com Neymar o gol de empate.  Foto:  Rafael Ribeiro/CBF.

Como técnico, o jogo desta sexta-feira, no Monumental de Núñez, foi o quinto de Dunga contra a Argentina. No confronto, ele continua sem conhecer derrota: são três vitórias e dois empates. Este 1 a 1, pelas circunstâncias da partida, pode até ser considerado um bom resultado.

Tudo devido à projeção de acúmulo de pontos nas Eliminatórias. Dunga acha tarefa obrigatória conquistar três pontos em casa e nos jogos fora trazer pelo menos um, o que não foge a sua característica de retranqueiro.

Dunga confirma fama de retranqueiro ao aprovar o empate. Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CBF.
Dunga confirma fama de retranqueiro ao aprovar o empate.
Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CBF.

” O importante é vencer em casa e pontuar fora. Claro que queremos vencer sempre, o que poderia ter acontecido aqui no Monumental se tivéssemos feito um primeiro tempo melhor”, tentou justificar o técnico mal humorado. 

Dunga se esforçou para ‘valorizar’ o ponto fora de casa:  Eles estavam tão pressionados a vencer que até a torcida argentina, normalmente muito barulhenta e empolgada, estava contida no primeiro tempo. Não estava confiante. Acho que poderíamos aproveitar este fator para sair com um resultado melhor.” 

A Seleção Brasileira, que fez um primeiro tempo abaixo do que pode, melhorou na segunda etapa. A entrada de Douglas Costa deu mais dinâmica e movimentação, o que fez a Seleção Brasileira incomodar mais e superar em alguns lances a marcação dos zagueiros argentinos.

O treinador brasileiro disse depois do jogo que “como o Ricardo Oliveira, além de estar muito bem marcado, não recebia a bola em boas condições, decidi pelo Douglas Costa, que é muito rápido, passando o Neymar para jogar mais livre, o que deu mais alternativas à equipe.” 

A entrada da de Renato Augusto também foi explicada pelo técnico: 

” Pelo entrosamento no Corinthians, foi possível até as jogadas de infiltração que o Elias está acostumado a fazer no clube. “

Dunga atribuiu ainda a atuação no primeiro tempo, abaixo do esperado, a uma certa ansiedade que constatou na equipe.

Seleção Brasileira tem agora, quatro pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, derrota para o Chile, vitória sobre a Venezuela e empate com a Argentina.

Na terça-feira, a Seleção enfrenta o Peru, pela quarta rodada das Eliminatórias, em Salvador.

O zagueiro Jemerson, do Atlético Mineiro, foi convocado para o jogo contra o Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador, válido pela quarta rodada das para a Copa da Rússia.

Jemerson está relacionado devido à expulsão de David Luiz e de acordo com o regulamento das Eliminatórias.

Jemerson, do Galo para a Seleção de Dunga. Foto: Bruno Cantini/Atlético.
Jemerson, do Galo para a Seleção de Dunga.  Foto:  Bruno Cantini/Atlético.

Baiano de Jeremoabo, 23 anos, Jemerson se apresentou neste sábado em Salvador e já participa do treino de domingo na capital baiana.

Classificação Eliminatórias

 

Nilton Ramos
Bacharel em Direito; Pós-Graduado em Direito do Trabalho Lato Sensu; humanista e fundador-presidente da ONG CIVAS – BRASIL.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...