Como ser bem sucedido em sua profissão

Date:

Você já se perguntou o que está fazendo de errado? Já se perguntou porque não consegue ser bem sucedido no que gosta de fazer?

Provavelmente quando você decidiu a profissão que queria, você se imaginava tendo sucesso nessa profissão, ser reconhecido como profissional competente, ter o retorno financeiro que almejava para ter segurança financeira e poder aproveitar a família e curtir a vida. Mas porque ainda não conseguiu isso?

Pode ser que você tenha conseguido ser bem sucedido em algumas áreas, mas não em outras. Talvez você tem uma vida corrida, sem tempo para fazer o que gosta ou até mesmo sem tempo para se dedicar a sua família. Ou ao contrário, pode ser que você tenha tempo de sobra porque não tem clientes suficientes para lhe dar o retorno financeiro de que precisa.

A grande maioria das pessoas sabe que quer algo melhor, uma vida melhor, mas geralmente não sabe exatamente o que é que lhe traria essa satisfação, se é mais dinheiro, se é mais felicidade, se é mais tranquilidade… , e muito menos como conseguir isso.

Chegam ao final do dia e têm a sensação de que está tudo amarrado, emperrado, de que as coisas nunca acontecem como deveriam acontecer.

E se você pudesse ter uma visão clara do que precisa fazer? E se conseguisse chegar ao final do seu dia satisfeito com seus resultados?

A melhor forma de aprender a fazer algo é se espelhando em quem sabe como fazer. Em nosso caso, a melhor forma de ser uma pessoa bem sucedida é se espelhar em pessoas bem sucedidas. Não estou dizendo para fazer como elas fazem no “palco”, que é o que todos as vêm fazendo, mas para espelhar seus “bastidores”, aquilo que as pessoas de sucesso fazem, que geralmente não vemos, mas que geram resultados.

Felizmente temos hoje como saber o que são essas coisas. Márcio Miranda, profissional de vendas e negociação, palestrante e estudioso das pessoas de sucesso, conseguiu identificar 12 atitudes que podemos encontrar nas pessoas de sucesso, sendo pelo menos as 4 primeiras encontradas em todas as pessoas estudadas.

1) As pessoas de sucesso têm um sonho

Elas têm propósitos e metas bem definidas. Elas sabem o que querem. E isso lhes gera força de vontade, o que faz com que não sejam facilmente influenciadas pelos pensamentos e opiniões alheias.

2) As pessoas de sucesso têm um plano e são focadas

Elas se concentram em suas metas e objetivos principais. Elas trabalham em cima de projetos que são importantes. Elas são produtivas, e não apenas ocupadas.

3) As pessoas de sucesso têm conhecimento específico, treinamento e/ou habilidades e talentos

Elas identificam o que precisam saber para ser bem sucedidas e buscam esse conhecimento, habilidade ou talento, seja por conta própria ou através de outras pessoas que possam lhes ajudar.

4) As pessoas de sucesso são fortemente motivadas por realizações

Elas sabem que o sucesso só vem através da ação, e por isso têm grande satisfação em realizar uma tarefa.

5) As pessoas de sucesso têm ambição

Elas querem realizar alguma coisa, deixa um legado.

6) As pessoas de sucesso têm responsabilidade sobre suas ações

Elas não reclamam, não dão desculpas nem culpam os outros por suas dificuldades. Ao invés disso, elas assumem a responsabilidade de fazer melhor.

7) As pessoas de sucesso procuram solução para os problemas

Elas buscam oportunidades, e quando vêem uma oportunidade elas tiram vantagem dela.

8) As pessoas de sucesso tomam decisões

Elas pensam sobre os assuntos e fatos relevantes, dão a eles a atenção e a consideração necessárias, e tomam a decisão.

9) As pessoas de sucesso têm coragem para assumir que elas erram

Quando elas erram, assumem, reparam o erro e seguem adiante. Elas não desperdiçam tempo, energia, dinheiro ou outros recursos tentando defender o erro ou uma decisão errada.

10) As pessoas de sucesso são auto-confiantes

Elas têm as atitudes necessárias para alcançar o sucesso, e por isso são destemidas.

11) As pessoas de sucesso trabalham em cooperação com as outras pessoas

Elas sabem que sozinhas podem ir rápido, mas acompanhadas podem ir muito mais longe.

12) As pessoas de sucesso são entusiastas

Elas são estimuladas pelo que estão fazendo e essa satisfação é contagiante. Todos querem trabalhar com elas, fazer negócio com elas e estar com elas.

 

Todos somos capazes de ter sucesso no que fazemos. E você pode fazer muito melhor do que está fazendo hoje, principalmente agora que já sabe como.

Então, para começar, identifique entre essas a principal atitude que você precisa desenvolver e comece hoje mesmo a trilhar o caminho do seu sucesso.

Em qual dessas atitudes você vai começar a se dedicar mais a partir de hoje?

Lacy Amorimhttp://www.direcionarconsultoria.com.br/
Lacy Amorim. Palestrante e Coach com MBA em Gestão Empresarial e experiência na área de saúde, prestação de serviços, varejo e construção civil. Iniciei minha carreira como profissional de saúde e me aprofundei no estudo da administração e do marketing, quando lancei meu primeiro livro: "O Preço Certo - Orientações para formação de preços na área de saúde". Hoje me dedico exclusivamente a ajudar empreendedores, profissionais autônomos, micro, pequenos e médios empresários a tomarem boas decisões.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...