F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
quarta-feira, abril 14, 2021
  • Entrar
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
CANAL TELEGRAM
F5 Jurídico
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
Sem resultado
Ver todos os resultados
F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Da existência humana e do ciclo sem fim

porIvan Ferreira de Campos
outubro 29, 2020
em Artigos, Ivan Ferreira de Campos
0
Da existência humana e do ciclo sem fim

Neste texto tenho por objetivo trazer uma reflexão sobre nós, a forma como vivemos, pensamos e agimos, seja no ambiente privado, seja em nossas rotinas sociais ou em nossa vida profissional. A reflexão é uma proposta de busca por compreensão, em especial no tocante ao fato de que somos seres de uma espécie dominante e que não importa o momento de nossas vidas e as pessoas com as quais nos relacionamos, buscamos exercer o domínio.

É claro que existem exceções, e estas são as pessoas que preferem ser dominadas, ou seja, preferem que exista uma influência, um manual de instruções a ser seguido que fora determinado por alguém, e dentro das diferentes realidades que existem, estas pessoas entendem que é mais fácil viver sob a premissa de que há uma ordem natural das coisas, do que mudar essa ordem.

Pensando no mundo dos negócios e em nossa vida profissional, existem “Dinossauros” dominantes com o T-Rex e existem aqueles que nunca dominarão como os Brontossauros, que seguem suas vidas de acordo com as possibilidades e não precisam de muito mais que água ou suas plantinhas.

O grande problema é que o mundo e em específico o mundo dos negócios não querem Brontossauros, querem um T-Rex, sendo que as empresas exercem esse papel de dominação e o sistema capitalista é totalmente idealizado com base nas contradições existentes em uma sociedade de capital e consumo em que apenas os que dominam e aqueles capazes de exercer dominação são valorizados. Assim a reflexão sobre a natureza humana em nossa essência, nos coloca diante de um reflexo em que devemos pensar em nós como parte desse processo, desse sistema, dessa existência.

 Existem pensamentos e ações que se refletem na maioria das coisas da vida cotidiana, sendo que muitas vezes não pensamos em como agir, não analisamos as consequências de nossas ações, tampouco os aspectos relacionados a como nossas ações impactam o futuro. O ser humano é fruto de um aprendizado contínuo, mas não aprende com seus erros, ao contrário, procura respostas para situações e problemas que ele mesmo causou e não compreende que existem situações e circunstâncias que poderiam simplesmente ter sido evitadas.

Quando assumimos que o ser humano pensa, naturalmente estamos diferenciando este das demais criaturas da Terra, e isso tornaria o homem enquanto ser como único capaz de desvendar os próprios mistérios, ou seja, quem somos, de onde viemos, para onde iremos. Todavia justamente por pensarmos, nunca encontramos a plenitude da vida e tampouco as respostas, embora esta necessidade seja latente em nossa existência.

O ser humano enquanto único que é, tem a necessidade infinita pelas respostas que representem o significado de sua existência, sendo que isso passou pelas diferentes maneiras de sobrevivência e depois evolução e domínio. A sobrevivência está no centro de existência de nossa espécie, ontem, hoje e sempre, sendo que primeiramente foi necessário que o homem compreendesse o meio em que vivia e em seguida a partir desta compreensão este passou a buscar as diferentes formas de usar este meio a seu favor. Isso tornou o homem senhor de si mesmo, dono do mundo, de seus recursos e das demais espécies.

Ao mesmo tempo criou diferentes situações problemáticas que partiram da busca contínua por melhores condições de subsistência, à necessária procriação e a primazia sobre os outros. Ou seja, o homem precisava ser forte, e precisava estar acima dos outros homens, tornando o senso de sobrevivência e prevalência em relação às outras espécies um senso de poder e primazia sobre os outros homens, fazendo surgir a tirania e o poder.

Isso foi agravado com a evolução social e o surgimento dos sistemas econômicos, em especial quando tivemos o advento das indústrias e do Capitalismo, sendo que a partir daí não bastava mais ser diferente dos demais, não bastava ser a espécie capaz de pensar e mudar o meio a seu favor, não bastava a compreensão de que os recursos estavam ali e poderiam servir ao intuito de tornar a espécie capaz de evoluir e crescer em número e condições de sobrevivência. Era necessário que dentre os homens surgissem aqueles que poderiam guiar os demais, as empresas, os grupos econômicos, os governos modernos e seus sistemas de governo que reproduzem o sistema social, político, de consumo, os líderes centralizadores e gananciosos, e os líderes poderosos, aqueles capazes de manter a espécie viva.

Ao mesmo tempo, em meio aos homens surgiram aqueles que serviriam aos demais, e compreenderiam que uma vez que não seriam capazes de subjugar outros, estes deveriam servir aos outros, garantindo assim em meio a um senso de subsistência e subserviência, as condições mínimas para que fossem úteis aos intentos daqueles que liderariam a existência humana. Estes homens, servos, garantiriam que as engrenagens do sistema recém-criado pudessem funcionar, colocariam sua força e talentos à disposição dos demais, e cada um em sua posição de
“peões” seria capaz de manter-se vivo e ao sistema, permitindo-se vez ou outra deslumbrarem-se com aquilo que estavam criando, ainda que nunca fossem reconhecidos como os protagonistas da vida, mas sim como peças passíveis de substituição.

Essa é a existência humana, em que o homem em busca da manutenção de si e de sua existência, encontrou no poder e no capital, a resposta para continuar vivo, perpetuando assim seu legado neste mundo, ao mesmo tempo em que se desenvolveu enquanto líder de seus pares. Este mesmo ser humano encontrou em sua imagem espelhada, seu lugar em meio à existência, passando a servir a seus pares e se resignando ao fato de que não serviria para liderar ou manter sua existência sem o poder atingido por alguns de seus irmãos ou irmãs de sangue.

A história nos conta que este ciclo se repete indefinidamente, sempre de maneiras distintas, e que sempre haverá aquele ou aquela que subjuga a tudo e a todos, e os que são subjugados, mantendo assim a “harmonia” e tornando viável a existência humana, e sua natureza em um ciclo sem fim…

Até a próxima!

Ivan Ferreira de Campos – Administrador, Consultor, Professor Universitário.

Compartilhe
Postagem anterior

Fachin vota para considerar ilegal revista íntima nos presídios

Próximo Post

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Ivan Ferreira de Campos

Ivan Ferreira de Campos

Nascido e criado na cidade de Londrina, graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2006), especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela mesma instituição (2008), e Mestre em Administração - UEL (2014). Atua como consultor de empresas e palestrante, com experiência no setor tecnológico desde 2002. Pesquisador da grande área da Administração com ênfase em marketing, estratégia, comportamento do consumidor, desenvolvimento sustentável, teoria das organizações, economia solidária, políticas públicas e gestão universitária. Possui experiência no ensino presencial e à distância desde 2009 na grande área da Administração e nas áreas de Comércio Internacional, Marketing, Estratégia, Inovação, Gestão de Pessoas, Teoria Organizacional, Economia solidária e Responsabilidade Social e Ambiental

Próximo Post
Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando ...

Entre no Grupo @f5juricico do Telegram

F5 no Facebook

Facebook
Sem resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Senado aprova prorrogação da entrega do IR da Pessoa Física
  • Câmara pode votar projeto que autoriza compra de vacinas por empresas
  • Menos de um terço dos contribuintes enviou declaração do IR
  • Mudanças no Código de Trânsito começam a valer neste mês
  • Ministério eleva a R$ 89,4 bi previsão de superávit comercial este ano

Siga

  • Novo artigo de @vitorferreira_adv e @renanluquini

Leia em: https://f5juridico.com/gestao-patrimonial-um-trabalho-multidisciplinar/
  • [Convite] #repost @congressointercontinental - VIII edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil será realizada em formato on-line em uma realização conjunta do @gruponotorium e da @ab.direitocivil e com apoio institucional da Academia Sino-Lusófona e Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de COIMBRA. As inscrições básicas são gratuitas.  #direitoempresarial #direitoprivado @ab.direitocivil @congressointercontinental @allanchristyan @rogerabdc @rose.giacomin
  • Novo artigo do professor @rodolpho.sampaio no portal.

Danos espirituais: uma nova dimensão dos danos extrapatrimoniais

Acesse: www.f5juridico.com
  • Nova pubicação do colunista @vitorferreira_adv 

Leia no site, acesse: www.f5juridico.com
  • Nunes Marques toma posse como ministro do STF.

O novo ministro ocupa a vaga de Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

Leia mais, acesse: www.f5juridico.com
  • Excelente artigo do mestre @rodolpho.sampaio

Acesse: https://f5juridico.com/qual-tutela-juridica-deve-ser-dispensada-aos-motoristas-de-aplicativos/

#f5juridico #motoristas #uber #99taxi #advogado #law #legislação #cabify
  • Artigo da Série Jurídica/Social. 

"A função sociojurídica da educação na formação cidadã e sua influência na construção da sociedade"

https://f5juridico.com/a-funcao-sociojuridica-da-educacao-na-formacao-cidada-e-sua-influencia-na-construcao-da-sociedade/

@f5dinheiro
@f5juridicobr
@f5previdencia
@f5saudebr
@f5noticias
@hosananews

#vitorferreiradecampos #julianaisabelegomesprobst #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #assistência #cidadania #covid19 #contratos #direitossociais #adv #advocacia #advogado #responsabilidadesocial #direito  #serviçosocial #assistenciasocial #lawyer #social #lawfirm #justiça #sociedade #oab #estado #conflito #soluções #reflexões
  • [CONVITE]🔖 Próxima sexta-feira‼️

O programa Business Talks através do Grupo Notorium Eventos e da agência DP3 Comunicação convidam para o Meetup Sessions.📍
.
Com transmissão ao vivo: youtube.com.br/gruponotorium
.
Dia 18/09/20 de 14h às 20h.
.
.
Sigam o perfil dos palestrantes e prestigiem essa bela iniciativa: @zampierbruno; @deividejribeiro; @felipefalcone; @felipemartinspinto; @prof.felipequintella;  @inescampolina; @baia.julio; @luizcarlosrezendesantos; @marcellafmgomes; @marcelocosta58; @nedimarfrattini; @plautoclcardoso; @rogerabdc; @rose.giacomin; @sofiarabelo e @viniciusasdias. Mediadora: @juditeasevedo 
.
Realização: @notoriumjuridico, @allanchristyan e @marinhobusiness
.
Apoio:
.
@abrasguimaraes
@dp3negocios
@f5juridico.com
@ia.minas gerais 
@frattini
@editora rideel 
@amat.mg
#descomplicandoodireitodotrabalho
.
  • [Convite da professora @rose.giacomin] 📍DIREITO EM DEBATE - UNIC BEIRA RIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palestrante: Dra. Rose Giacomin 📍@rose.giacomin 
Debatedor: Prof. Rafael Alves Nespolo 📍@rafaelnespolo 
Debatedora: Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda📍 @lorenalarranhagas 
Organizador: Prof. Marco Antonio Lorga 📍@lorga 

LIVE no YouTube ☑️ Canal ▶️Direito em Debate – UNIC Beira Rio 
https://www.youtube.com/c/DIREITOEMDEBATEUNICBEIRARIO
18 horas (MT) - 17/09/2020
Inscreva-se no Canal, participe com perguntas e receba Certificado de Participação de 01 hora

⚠️Currículo da Palestrante:
Dra. Rose Giacomin
Gestora Nacional dos cursos de Direito, Cogna Educação. 
Professora de Direito Empresarial (carreiras jurídicas) do Curso Forum. 
Conta com diversos artigos publicados na área empresarial e participação em obras jurídicas. Como fim social da carreira atua como editora-chefe da revista científica da Academia Brasileira de Direito Civil e do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB. É Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG e faz parte do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas.

⚠️Currículo dos Debatedores:
Profa. Rafael Alves Nespolo
Advogado e Professor, Bacharel pela UNIC, Especialista pela FESMP/RS e Mestre em Direito pela EPD.

Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda
Professora do Curso de Direito na UNIC Beira Rio.
Assessora Jurídica na Primeira Vara Cível da Comarca de Cuiabá
Graduada em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT. 
Pós Graduada em Direito Empresarial e Tributário pela UFMT. 
Pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

⚠️Currículo do Organizador:
Prof. Marco Antonio Lorga
Diretor do Curso de Direito da UNIC – Universidade de Cuiabá campus Beira Rio I e II
Mestre em Direito Empresarial – UNICURITIBA
Professor Pós Graduação da UNIC – Universidade de Cuiabá
Graduado em Direito – UNIC 
Graduado em Administração de Empresas – UFMT
Advogado e Administrador Judicial
  • Novo Artigo de @brunobetazza e @vitorferreiradecampos @vitorferreira_adv 📚📚📚🚀🚀🚀 👨‍⚖️👨‍⚖️👨‍⚖️

"Da possibilidade de conversão do tempo especial em comum no Regime Próprio de Previdenciário Social"

https://f5juridico.com/da-possibilidade-de-conversao-do-tempo-especial-em-comum-no-regime-proprio-de-previdencia-social/

@f5dinheiro
@f5previdencia
@f5noticias
@f5saudebr
@f5juridicobr
@hosananews

#vitorferreiradecampos #brunobetazza #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #direitoprevidenciário #previdenciário #prev #inss #processocivil #adv #advocacia #advogado #law #direito #sucesso #business #lawyer #autônomo #lawfirm #justiça #audiência #oab #negociação #composição
Facebook Twitter Instagram LinkedIn Youtube

Categorias

  • Academia Brasileira de Direito Civil
  • André Augusto Malcher Meira
  • Artigos
  • Blog
  • Brasil
  • Bruno André Soares Betazza
  • Business
  • Carreira e Negócios
  • Colunistas
  • Comércio Exterior
  • Comportamento
  • Concursos
  • Covid-19
  • Criptomercado
  • Cultura
  • Destaque
  • Dinheiro
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Flavio Fabiano
  • Geral
  • Hélder Fernandes Neves
  • Hiago Simões Gurgel do Amaral
  • Imigração
  • Internacional
  • Investimentos
  • Ivan Ferreira de Campos
  • Juliana Isabele Gomes Probst
  • Júlio Baía
  • Justiça
  • Lava Jato
  • Ludmila Alves França de Almeida
  • Marcos Campos de Pinho Resende
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mercosul
  • Minas Gerais
  • Negócios
  • Notícias
  • Operação Lava Jato
  • Opinião
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Renan Luquini
  • Rodolpho Barreto Sampaio Júnior
  • Rose Giacomin
  • São Paulo
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seus Direitos
  • Sofia Rabelo
  • Startup
  • Sustentabilidade
  • Tania Azevedo Garcia
  • Tecnologia
  • Terrorismo
  • Trending
  • Turismo
  • Utilidade Pública
  • Videos
  • Vitor Ferreira de Campos

Curta

Subscrever notificações

Navegação

  • Home
  • Colunistas
  • Publicidade
  • Contato
  • Expediente
  • Newsletter
  • Cart
  • Purchases

Newsletter

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Business
    • Economia
    • Negócios
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Educação
  • Justiça
  • Contato

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar