Defesa Civil fala em 28 desaparecidos em rompimento de barragem

Date:

Operação - 01

por Nilton Ramos

O prefeito Duarte Jr., 35,  da cidade de Mariana, chegou a procurar atendimento médico na manhã deste domingo.

Suspeitava-se que fosse infarto, mas segundo nota dos profissionais que o atenderam, Duarte está estafado  e certamente por conta dos sinistros ocorridos no interior de Mariana, com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco.

Mas Duarte continua internado no hospital Monsenhor Horta, segundo disse seu irmão, e vereador na cidade, Juliano Duarte.

O jovem prefeito Duarte Jr. precisou de atendimento médico. Foto: Site Prefeitura de Mariana.
O jovem prefeito Duarte Jr. precisou de atendimento médico.
Foto: Site Prefeitura de Mariana.

Segundo dados da Defesa Civil, pelo menos 28 pessoas ainda estão desaparecidas, das quais, 13 funcionários da mineradora. 

Em informação atualizada, um corpo foi localizado na cidade de Ponte Nova, em Minas Gerais.

Em Governador Valadares, a Defesa Civil faz o monitoramento do rio Doce, e assim como o governo de Vitória, no Espírito Santo, também há preocupação com as consequências dos danos ambientais provocados pelo desejo que se espalham por quilômetros através das águas de rios e córregos, podendo, inclusive, alcançar praias capixabas. 

Mais lama do que água já atinge rio Doce, em Ipatinga, no Vale do Aço. Foto: Redes Sociais.
Mais lama do que água já atinge rio Doce, em Ipatinga, no Vale do Aço.
Foto: Redes Sociais.

Até aqui, nas informações repassadas à imprensa, e às autoridades estaduais e até federais, a princípio não foram encontradas irregularidades.

Contundo, somente equipes periciais é que poderão se posicionar quanto aos motivos que levaram ao rompimento de duas barragens de exploração mineral, e isso levará tempo.

Como há uma grande quantidade de produtos prejudiciais ao meio ambiente, utilizados pela mineradora Samarco, por onde lama e água passam, como no rio Doce, em Ipatinga, várias espécies de peixes e outros animais marinhos são mortos por contaminação, além da perda de oxigênio na água doce.

Há centenas de distância do local das barragens, em Mariana, os efeitos nocivos de uma mineradora provocam mortes de animais marinhos. Foto: Redes Sociais.
Há centenas de distância do local das barragens, em Mariana, os efeitos nocivos de uma mineradora provocam mortes de animais marinhos em Valadares e Vale do Aço.
Foto: Redes Sociais.

Por outro lado, sindicalistas, em nota oficial, chegaram a acusar a mineradora Samarco de negligência e de derrespeito às normas de segurança e ao próprio trato com o empregado minerador.

Também informaram que a mineradora que tem acionistas no Brasil e exterior lucrou em 2014, mais de R$7 bilhões de reais, e essa tem sido a média anual de faturamento da Samarco.

SPIN

Brasileirão/2015: Vitória do Galo adia título do Timão

Neste domingo o Atlético se reabilitou da goleada na Arena Independência, no Horto (ao perder de 3 a 0 para o líder Corinthians) e deixou para os minutos finais o gol que não permitiu a consagração do Corinthians como campeão do Brasileirão na 34ª rodada. Aos 44 do segundo tempo, Dátolo marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Galo sobre o Figueirense, em Florianópolis.

Víctor mais uma vez foi fundamental na defesa atleticana. Foto: Brino Cantini/Atlético.
Víctor mais uma vez foi fundamental na defesa atleticana.
Foto: Bruno Cantini/Atlético.

Nos outros jogos desta tarde, o Cruzeiro venceu o São Paulo, em casa, assim como o Flamengo, que goleou o Goiás no Maracanã. No Allianz Parque, o Vasco garantiu três pontos diante do Palmeiras.

Vice-líder, o Galo ficou no 0 a 0 com o Figueirense até os minutos finais da partida no Orlando Scarpelli. Aos 44 do segundo tempo, Luan cruzou e Dátolo garantiu a vitória atleticana por 1 a 0. Restando quatro rodadas para o fim da competição (12 pontos em disputa), o Galo soma 65 pontos, 11 a menos que o líder Corinthians. O Figueira, com 36, ocupa a 15ª posição.

O time do técnico Tite, apesar da vitória no sábado sobre o Coritiba, ainda não pode comemorar o título. Foto: Site Corinthians.
O time do técnico Tite, apesar da vitória no sábado sobre o Coritiba, ainda não pode comemorar o título.  Foto:  Site Corinthians.

No Mineirão, o São Paulo saiu na frente com gol de Luis Fabiano, mas o Cruzeiro conseguiu a virada com Willian e Leandro Damião (2 a 1).

Com 53 pontos, o Tricolor está na quinta posição e desperdiçou a chance de entrar para o G-4. A Raposa subiu para o décimo lugar, com 48 pontos.

Com 48 pontos, na nona posição, o Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o Vasco, no Allianz Parque. Lutando contra o rebaixamento, o time carioca marcou com Rafael Silva e Nenê, chegando aos 33 pontos, a dois do Avaí, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

No Maracanã, dois gols de Alan Patrick e dois de Kayke fizeram o Flamengo golear o Goiás por 4 a 1. O Rubro-Negro agora soma 47 pontos, na 11ª posição. Erik descontou para o time goiano, 17º colocado, com 34 pontos.

Em Santana Catarina, Joinville e Santos não saíram do zero. Já o Grêmio foi a Recife, e perdeu para o Sport por 1 a 0. 

Nos jogos do sábado, Fluminense foi derrotado no Maracanã pela Chapecoense por 3 a 2. O Atlético paranaense fez 2 a 1 no Avaí, em Curitiba. O Internacional bateu a Ponte Preta por 1 a 0, no Sul. Já o Corinthians, que venceu na Arena Itaquera o Coritiba por 2 a 1, se mantém isolado e muito próximo do título, mas a vitória mineira em Santa Catarina adiou a comemoração do time paulista, que torcia por pelo menos o empate entre Figueirense e Atlético.

Confira a classificação depois da 34ª rodada da Série A do Brasileirão/2015:

Confira a classificação depois da 34ª rodada da Série A do Brasileirão/2015:

Nilton Ramos
Bacharel em Direito; Pós-Graduado em Direito do Trabalho Lato Sensu; humanista e fundador-presidente da ONG CIVAS – BRASIL.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...