F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
terça-feira, março 2, 2021
  • Entrar
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
CANAL TELEGRAM
F5 Jurídico
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
Sem resultado
Ver todos os resultados
F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Vitor Ferreira de Campos
Sugestão do Editor

Direito de arrependimento e o regime jurídico emergencial durante a pandemia da Covid-19

#1 – Pílulas Jurídicas em Direito do Consumidor

porVitor Ferreira de Campos
junho 3, 2020
em Vitor Ferreira de Campos
0
Direito de arrependimento e o regime jurídico emergencial durante a pandemia da Covid-19

 Com o objetivo de atenuar as consequências decorrentes da pandemia do Covid-19, foi proposta a criação de um regime emergencial, através do Projeto de Lei 1.179/20, apresentado pelo Senador Antônio Anastasia, a fim de preservar contratos, evitando uma judicialização em escala, dada a projeção mundial da pandemia. O projeto teve participação da relatora Simone Tebet, do poder judiciário e diversos professores do Direito Privado.

Se o cenário, antes mesmo desta pandemia, apresentava uma judicialização em massa na Justiça Brasileira, com superlotação de Tribunais, a realidade após a estabilização da pandemia será incalculável.

Inegável que isso afetou diretamente as relações contratuais, que antes caminhavam com normalidade, mas que foram prejudicadas pelas infinitas razões as quais as partes, de alguma forma, sofreram ou perderam durante a pandemia.

Por óbvio ainda não podemos calcular com precisão exata a quantidade de relações contratuais afetadas, porém, certo é que a solução encontrada será acionar para apreciação dos Tribunais, tendo em vista a nova realidade, vez que a pandemia já nos possibilita ver enormes prejuízos à economia.

O Projeto de Lei 1.179/2020, ao qual ainda aguarda sanção presidencial, institui normas de caráter transitório e emergencial das relações jurídicas de Direito Privado, no período da pandemia do Covid-19.

Neste momento, o exame do projeto fica restrito ao seu Capítulo V, que compreende apenas o artigo 8º, que ganhou ainda mais destaque no atual cenário.

O artigo 8º do PL 1.179/2020 institui que:

Art. 8º Até 30 de outubro de 2020, fica suspensa a aplicação do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor na hipótese de entrega domiciliar (delivery) de produtos perecíveis ou de consumo imediato e de medicamentos.

 

Consoante estampado no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

 

O artigo 8º do PL 1.179/2020 busca a interrupção até 30 de outubro de 2020 da vigência do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, para situações em que há entrega domiciliar (delivery) de produtos perecíveis ou de consumo imediato e de medicamentos. Por óbvio, o Projeto de Lei não retira direitos, no entanto, busca resguardar os direitos e necessidades do consumidor, em tempos de crise.

O direito de arrependimento imotivado, disposto no Código de Defesa do Consumidor, como bem pontua Flávio Tartuce:

 

Esse direito de arrependimento, relativo ao prazo de reflexão de sete dias, constitui um direito potestativo colocado à disposição do consumidor, contrapondo-se a um estado de sujeição existente contra o fornecedor ou prestador. Como se trata do exercício de um direito legítimo, não há a necessidade de qualquer justificativa, não surgindo da sua atuação regular qualquer direito de indenização por perdas e danos a favor da outra parte. Como decorrência lógica de tais constatações, não se pode falar também em incidência de multa pelo exercício, o que contraria a própria concepção do sistema de proteção ao consumidor.[1]

 

Humberto Theodoro Junior pontifica o direito de arrependimento como:

O direito de arrependimento, segundo o Código, pode ser exercido sem qualquer justificativa acerca do motivo pelo qual o consumidor desistiu da compra. Trata-se de verdadeira denúncia vazia. A única exigência é que o contrato tenha sido concluído fora do estabelecimento comercial.

 

Muito embora a modalidade negocial da venda fora do estabelecimento comercial tenha trazido agilidade e praticidade às relações de consumo, esta, em contrapartida, evidencia ainda mais a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.

Evidente que o período de 7 dias para desistência deste contrato, sem qualquer encargo, pressupõe a possibilidade de reflexão para teste e contato com o produto, para posterior confirmação da compra.

Assim, o Projeto de Lei 1.179/20 surgiu justamente para regular as relações de consumo que foram bruscamente afetadas pela pandemia mundial do Covid-19. Nesse cenário, medidas transitórias consideram-se essenciais para atenuar as consequências socioeconômicas decorrentes desta pandemia. Isso porque, a vulnerabilidade aqui tratada, após a estabilização desta pandemia, afetará a todos (fornecedores e consumidores).

Fundamental pontuar que o direito do consumidor de desistir do produto caso apresente algum defeito, segue vigente. A alteração que trata o projeto de lei acerca do direito de arrependimento, propõe a suspensão do prazo para compra de produtos perecíveis ou de consumo imediato e medicamentos.

Essa proposta emergencial vem sendo discutida e analisada nas últimas semanas, porém vale lembrar que o texto original sofreu supressões em relação ao projeto já aprovado no Senado, além de alterações pontuais realizadas pela relatora do projeto, a senadora Simone Tebet.  Hoje, o projeto aguarda sanção presidencial.

No entanto, a mitigação até 30 de outubro de 2020, para congelamento do direito de arrependimento de produtos perecíveis ou de consumo imediato e medicamentos, vem para equilibrar as relações pactuadas no período de pandemia, a fim de evitar uma crise financeira estendida a todas as partes envolvidas, visto que o fornecedor se torna tão vulnerável quanto o consumidor, mantendo ou restabelecendo o equilíbrio das relações de consumo.

Analisando o atual cenário, por certo que, em tempos de crise, medidas emergenciais como esta podem refletir na manutenção e continuidade de atividades econômicas, desenvolvidas pelos fornecedores, que foram afetadas diretamente pelos reflexos da pandemia do Covid-19, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas.

São medidas pontuais, aplicadas ao Direito do Consumidor, mas que merecem destaque pela interferência no direito de arrependimento consagrado no art. 49 do CDC, mas que geram impactos significativos para reequilibrar as relações jurídicas, minimizando prejuízos e perdas, tanto de consumidores como de fornecedores.

 

 

Vitor Ferreira de Campos é Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e graduado em Direito pela mesma instituição. Coordenador de Área em Ciências Sociais Aplicadas na Cogna Educação, e advogado sócio fundador do escritório “Vitor Ferreira de Campos – Sociedade Individual de Advocacia”, em Londrina, Paraná. Trabalha nas áreas de Planejamento Empresarial Familiar, Direito de Família, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Colunista do Portal F5 Jurídico.

 

Marluce Viale, formada em Direito pela Universidade Norte do Parará e Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas na Universidade Norte do Paraná. Foi Coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor de Rolândia/PR.

[1] Flávio, TARTUCE. Manual de Direito do Consumidor – Direito Material e Processual – Vol. Único. Grupo GEN, 02/2020

Compartilhe
Tags: Direito do ConsumidorPílulas JurídicasVitor Ferreira de Campos
Postagem anterior

Justiça eleitoral do RN ganha destaque no canal Memória da Justiça Brasileira

Próximo Post

Lei da Ficha Limpa faz dez anos

Vitor Ferreira de Campos

Vitor Ferreira de Campos

  Vitor Ferreira de Campos é advogado inscrito na OAB/PR 58.721 e especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Direito pela mesma instituição. Coordenador de Área em Ciências Sociais Aplicadas na Cogna Educação, e sócio fundador do escritório “Vitor Ferreira de Campos - Sociedade Individual de Advocacia", em Londrina, Paraná. Trabalha nas áreas de Planejamento Empresarial Familiar, Direito de Família, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Colunista do Portal F5 Jurídico. E-mail para contato: vitorferreira_advogado@yahoo.com.br  

Próximo Post
Lei da Ficha Limpa faz dez anos

Lei da Ficha Limpa faz dez anos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando ...

Entre no Grupo @f5juricico do Telegram

F5 no Facebook

Facebook
Sem resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Receita recebe 438 mil declarações do IR no primeiro dia de entrega
  • Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
  • Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados
  • A Era dos Direitos e a não operacionalização das Políticas Públicas no Brasil
  • Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer

Siga

  • Novo artigo de @vitorferreira_adv e @renanluquini

Leia em: https://f5juridico.com/gestao-patrimonial-um-trabalho-multidisciplinar/
  • [Convite] #repost @congressointercontinental - VIII edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil será realizada em formato on-line em uma realização conjunta do @gruponotorium e da @ab.direitocivil e com apoio institucional da Academia Sino-Lusófona e Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de COIMBRA. As inscrições básicas são gratuitas.  #direitoempresarial #direitoprivado @ab.direitocivil @congressointercontinental @allanchristyan @rogerabdc @rose.giacomin
  • Novo artigo do professor @rodolpho.sampaio no portal.

Danos espirituais: uma nova dimensão dos danos extrapatrimoniais

Acesse: www.f5juridico.com
  • Nova pubicação do colunista @vitorferreira_adv 

Leia no site, acesse: www.f5juridico.com
  • Nunes Marques toma posse como ministro do STF.

O novo ministro ocupa a vaga de Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

Leia mais, acesse: www.f5juridico.com
  • Excelente artigo do mestre @rodolpho.sampaio

Acesse: https://f5juridico.com/qual-tutela-juridica-deve-ser-dispensada-aos-motoristas-de-aplicativos/

#f5juridico #motoristas #uber #99taxi #advogado #law #legislação #cabify
  • Artigo da Série Jurídica/Social. 

"A função sociojurídica da educação na formação cidadã e sua influência na construção da sociedade"

https://f5juridico.com/a-funcao-sociojuridica-da-educacao-na-formacao-cidada-e-sua-influencia-na-construcao-da-sociedade/

@f5dinheiro
@f5juridicobr
@f5previdencia
@f5saudebr
@f5noticias
@hosananews

#vitorferreiradecampos #julianaisabelegomesprobst #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #assistência #cidadania #covid19 #contratos #direitossociais #adv #advocacia #advogado #responsabilidadesocial #direito  #serviçosocial #assistenciasocial #lawyer #social #lawfirm #justiça #sociedade #oab #estado #conflito #soluções #reflexões
  • [CONVITE]🔖 Próxima sexta-feira‼️

O programa Business Talks através do Grupo Notorium Eventos e da agência DP3 Comunicação convidam para o Meetup Sessions.📍
.
Com transmissão ao vivo: youtube.com.br/gruponotorium
.
Dia 18/09/20 de 14h às 20h.
.
.
Sigam o perfil dos palestrantes e prestigiem essa bela iniciativa: @zampierbruno; @deividejribeiro; @felipefalcone; @felipemartinspinto; @prof.felipequintella;  @inescampolina; @baia.julio; @luizcarlosrezendesantos; @marcellafmgomes; @marcelocosta58; @nedimarfrattini; @plautoclcardoso; @rogerabdc; @rose.giacomin; @sofiarabelo e @viniciusasdias. Mediadora: @juditeasevedo 
.
Realização: @notoriumjuridico, @allanchristyan e @marinhobusiness
.
Apoio:
.
@abrasguimaraes
@dp3negocios
@f5juridico.com
@ia.minas gerais 
@frattini
@editora rideel 
@amat.mg
#descomplicandoodireitodotrabalho
.
  • [Convite da professora @rose.giacomin] 📍DIREITO EM DEBATE - UNIC BEIRA RIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palestrante: Dra. Rose Giacomin 📍@rose.giacomin 
Debatedor: Prof. Rafael Alves Nespolo 📍@rafaelnespolo 
Debatedora: Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda📍 @lorenalarranhagas 
Organizador: Prof. Marco Antonio Lorga 📍@lorga 

LIVE no YouTube ☑️ Canal ▶️Direito em Debate – UNIC Beira Rio 
https://www.youtube.com/c/DIREITOEMDEBATEUNICBEIRARIO
18 horas (MT) - 17/09/2020
Inscreva-se no Canal, participe com perguntas e receba Certificado de Participação de 01 hora

⚠️Currículo da Palestrante:
Dra. Rose Giacomin
Gestora Nacional dos cursos de Direito, Cogna Educação. 
Professora de Direito Empresarial (carreiras jurídicas) do Curso Forum. 
Conta com diversos artigos publicados na área empresarial e participação em obras jurídicas. Como fim social da carreira atua como editora-chefe da revista científica da Academia Brasileira de Direito Civil e do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB. É Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG e faz parte do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas.

⚠️Currículo dos Debatedores:
Profa. Rafael Alves Nespolo
Advogado e Professor, Bacharel pela UNIC, Especialista pela FESMP/RS e Mestre em Direito pela EPD.

Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda
Professora do Curso de Direito na UNIC Beira Rio.
Assessora Jurídica na Primeira Vara Cível da Comarca de Cuiabá
Graduada em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT. 
Pós Graduada em Direito Empresarial e Tributário pela UFMT. 
Pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

⚠️Currículo do Organizador:
Prof. Marco Antonio Lorga
Diretor do Curso de Direito da UNIC – Universidade de Cuiabá campus Beira Rio I e II
Mestre em Direito Empresarial – UNICURITIBA
Professor Pós Graduação da UNIC – Universidade de Cuiabá
Graduado em Direito – UNIC 
Graduado em Administração de Empresas – UFMT
Advogado e Administrador Judicial
  • Novo Artigo de @brunobetazza e @vitorferreiradecampos @vitorferreira_adv 📚📚📚🚀🚀🚀 👨‍⚖️👨‍⚖️👨‍⚖️

"Da possibilidade de conversão do tempo especial em comum no Regime Próprio de Previdenciário Social"

https://f5juridico.com/da-possibilidade-de-conversao-do-tempo-especial-em-comum-no-regime-proprio-de-previdencia-social/

@f5dinheiro
@f5previdencia
@f5noticias
@f5saudebr
@f5juridicobr
@hosananews

#vitorferreiradecampos #brunobetazza #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #direitoprevidenciário #previdenciário #prev #inss #processocivil #adv #advocacia #advogado #law #direito #sucesso #business #lawyer #autônomo #lawfirm #justiça #audiência #oab #negociação #composição
Facebook Twitter Instagram LinkedIn Youtube

Categorias

  • Academia Brasileira de Direito Civil
  • André Augusto Malcher Meira
  • Artigos
  • Blog
  • Brasil
  • Bruno André Soares Betazza
  • Business
  • Carreira e Negócios
  • Colunistas
  • Comércio Exterior
  • Comportamento
  • Concursos
  • Covid-19
  • Criptomercado
  • Cultura
  • Destaque
  • Dinheiro
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Flavio Fabiano
  • Geral
  • Hélder Fernandes Neves
  • Hiago Simões Gurgel do Amaral
  • Imigração
  • Internacional
  • Investimentos
  • Ivan Ferreira de Campos
  • Juliana Isabele Gomes Probst
  • Júlio Baía
  • Justiça
  • Lava Jato
  • Ludmila Alves França de Almeida
  • Marcos Campos de Pinho Resende
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mercosul
  • Minas Gerais
  • Negócios
  • Notícias
  • Operação Lava Jato
  • Opinião
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Renan Luquini
  • Rodolpho Barreto Sampaio Júnior
  • Rose Giacomin
  • São Paulo
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seus Direitos
  • Sofia Rabelo
  • Startup
  • Sustentabilidade
  • Tania Azevedo Garcia
  • Tecnologia
  • Terrorismo
  • Trending
  • Turismo
  • Utilidade Pública
  • Videos
  • Vitor Ferreira de Campos

Curta

Subscrever notificações

Navegação

  • Home
  • Colunistas
  • Publicidade
  • Contato
  • Expediente
  • Newsletter
  • Aeroporto do Galeão retoma voos para América do Sul em setembro
  • Cart
  • Purchases

Newsletter

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Business
    • Economia
    • Negócios
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Educação
  • Justiça
  • Contato

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
error: Conteúdo Protegido!