Gestão patrimonial: um trabalho multidisciplinar

Date:

Para que o trabalho duro de tantos anos se transforme em uma vida mais confortável e descomplicada, é preciso usar o dinheiro de forma inteligente. É por isso que há profissionais e consultorias especializadas em prestar o serviço esse serviço para os clientes que precisam de auxílio na área.

Afinal, construir um patrimônio de respeito não é fácil. No entanto, a preocupação não termina quando esse objetivo é alcançado – aí entra o que chamamos de gestão patrimonial, ou wealth management. Trata-se de um conjunto de práticas usadas para administrar a riqueza de pessoas e empresas.

 

O que é Gestão Patrimonial ou Wealth Management?

 

É um serviço de consultoria focado na manutenção, administração e valorização de grandes patrimônios financeiros. É útil para quem tem alta renda e deseja planejar a construção de seu patrimônio com responsabilidade. O mesmo vale para quem já tem sua riqueza consolidada e quer que ela continue crescendo, rendendo bons frutos no agora e no amanhã.

Não é voltado apenas para empresários, preocupados com a perpetuação de seu negócio, mas sim para qualquer família que deseja assistência especializada para gerir seu patrimônio. É válido dizer que as pessoas encarregadas de conduzir o wealth management têm uma responsabilidade imensa em suas mãos. Afinal, esse é um serviço que demanda muita confiança por parte do cliente, e que deve ser feito por profissionais altamente especializados.

Eles precisam ter conhecimento avançado sobre o sobre a legislação, mercado financeiro para gerir os investimentos, ter entendimento sobre o mercado imobiliário, sobre impostos, e a respeito de outras áreas que têm potencial para impactar o patrimônio de uma pessoa, família ou empresa.

Historicamente, as relações empresariais no Brasil são marcadas por negócios familiares que acarretam a aproximação entre as relações afetivas e a atividade empresária, tornando indispensável o desenvolvimento de profissionais especializados em questões jurídicas relacionadas a wealth management.

Essa gestão patrimonial, diz respeito à administração e perpetuação de riqueza, seja ela de um único indivíduo, de uma empresa ou uma família, com os objetivos de garantir sua proteção jurídica, possibilitar a transmissão a herdeiros ou donatários e obter resultados fiscais eficientes.

Ainda, a gestão patrimonial pressupõe a aplicação de ferramentas jurídicas interdisciplinares, as quais envolvem aspectos familiares e sucessórios, bem como estratégias societárias e tributárias. Por isso que o serviço de wealth management é mais confiável quando prestado por uma equipe multidisciplinar em vez de consultores autônomos que centralizam os conselhos.

 

Qual o objetivo da Gestão Patrimonial? 

Você já deve ter entendido por que alguém terceirizaria a gestão de sua riqueza. Mas qual o objetivo que os consultores vão mirar em seu trabalho? A verdade é que a resposta nem sempre é a mesma. Ela vai depender dos objetivos pessoais, das metas de vida de cada cliente.

Por exemplo, uma pessoa pode procurar o serviço de wealth management para planejar uma aposentadoria precoce e se dedicar exclusivamente aos seus hobbies, vivendo de renda sem perder o padrão de vida. Ou, então, gerir um grande patrimônio para que ele garanta uma vida confortável até para as gerações futuras de uma família.

Resumindo, a ação estratégica dos consultores sempre vai partir do que o cliente deseja e estabelece como prioridade na sua vida. Dito isso, é claro que há alguns objetivos-chave que devem ser sempre levados em consideração. Entre eles, estão:

Proteção: os consultores devem analisar quais os principais riscos internos e externos que podem comprometer a riqueza de seu cliente e trabalhar para minimizá-los ou eliminá-los completamente

Crescimento: além das ameaças, os consultores devem estar atentos às oportunidades que estão sendo perdidas para aumentar o patrimônio a partir de escolhas financeiras, legais e tributárias mais inteligentes

Perpetuação: a perspectiva futura nunca deve ser perdida. Dentro do possível, é necessário antecipar os cenários vindouros para que a riqueza do cliente não se perca, seja nessa ou nas próximas gerações.

 

Como funciona a Gestão Patrimonial? 

O primeiro passo do trabalho de uma empresa de wealth management é, obviamente, conhecer o perfil e os objetivos de seu cliente – além de entender o que constitui sua riqueza. Os detalhes sobre o modelo de atuação em cada caso variam bastante, conforme o objetivo que o cliente tem. Há situações em que a maior oportunidade de valorizar um patrimônio é com um replanejamento tributário do negócio, dos investimentos e das posses do cliente.

É importante que o cliente entenda que o ideal não é contar com essa consultoria eventualmente, mas sim que os especialistas estejam sempre acompanhando o status da sua evolução patrimonial. As circunstâncias internas e externas que impactam no tamanho da riqueza estão sempre mudando. Por isso, nunca se deve descuidar da gestão do patrimônio.

A principal vantagem de contar com o serviço de wealth management, portanto, é não precisar se preocupar tanto com esse universo repleto de variáveis. Veja bem: a decisão final será sempre do cliente. Só que o mais trabalhoso, que é fazer os cálculos e montar um plano de ação, os consultores é que se encarregam.

 

Family Wealth Management 

Já o family wealth management, como você já pode imaginar, foca nos interesses de uma família, não de apenas um indivíduo. O que adiciona outro nível de complexidade ao trabalho dos consultores, pois a riqueza de uma família vai bem além do dinheiro.

É preciso entender que o capital financeiro tem o propósito de servir aos capitais humano, intelectual, cultural e social da família. Você pode achar estranho e pensar por que um consultor precisa se preocupar com isso, entretanto, a verdade é que a perpetuação da riqueza da família tem grande relação com o cuidado com esses capitais.

Para prestar o serviço de wealth management, é preciso de muita sensibilidade e conhecimento sobre as dificuldades de processos como a sucessão familiar, herança, inventário, etc. Vale lembrar que, em muitos casos, conservar a riqueza de um clã está totalmente relacionado com manter o sucesso de uma empresa familiar.

 

Conclusão 

Muita gente trabalha tanto para construir sua riqueza que acaba negligenciando os cuidados com ela, com encerramento de atividades sem a transmissão (insolvência ou falência na transição), com herdeiros despreparados para perpetuidade do negócio.

O que fazer então, de forma preventiva, com o capital e os ativos acumulados com a trabalho, com uma empresa, com a herança ou qualquer que seja a sua origem? São vários caminhos que podem ser seguidos. Se pensarmos ainda nos impostos que incidem sobre a riqueza e os ativos, adicionamos uma camada ainda maior de complexidade.

O objetivo final depende do cliente: pode ser a aposentadoria, o planejamento para fazer determinado investimento ou a perpetuação da riqueza para a próxima geração, por exemplo. O que é preciso entender é que, com um mundo tão dinâmico, nem os mais ricos podem descuidar de suas riquezas. Por isso, a necessidade de contar com um serviço altamente especializado que forneça o suporte adequado à gestão desse patrimônio.

 

Renan Luquini é economista, especialista em economia e finanças pela UENP e mestre em economia regional pela UEL. Professor da Kroton Educacional e da Pós-graduação em Economia Empresarial da UEL. Além disso, é consultor de economia e finanças na RHL Consultoria.

 

 

Vitor Ferreira de Campos é Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e graduado em Direito pela mesma instituição. Coordenador de Área em Ciências Sociais Aplicadas na Cogna Educação, e advogado sócio fundador do escritório “Vitor Ferreira de Campos – Sociedade Individual de Advocacia”, em Londrina, Paraná. Trabalha nas áreas de Planejamento Empresarial Familiar, Direito de Família, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Colunista do Portal F5 Jurídico.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...