Metas Nacionais 2021: Tribunais receberão orientações sobre formulação

0
103

Para iniciar o processo de formulação das Metas Nacionais 2021, o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) irá enviar para os integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário o documento “Monitoramento da Estratégia Nacional 2021-2026” hoje, 1º de junho.

A ideia é coletar as sugestões dos tribunais, por meio dos processos participativos, envolvendo prioritariamente os responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística dos órgãos, acerca de metas nacionais para o próximo ano. As propostas dos tribunais serão discutidas durante a 2ª Reunião Preparatória para o Encontro Nacional do Poder Judiciário, no segundo semestre deste ano.

“Esse documento se difere do que costumamos enviar todo ano pois ele não se trata apenas de orientações sobre as metas. Falaremos também sobre como monitorar melhor os resultados da próxima Estratégia Nacional do Poder Judiciário”, afirmou Fabiana Andrade, diretora do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ (DGE).

Nesse sentido, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Carl Olav Smith, durante a 1ª Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, informou que é preciso estudar uma forma mais concreta de trabalhar os indicadores de monitoramento da nova Estratégia Nacional 2021-2026 . “Quando olhamos os resultados das metas observamos que existem resultados dispares entre os tribunais. Por isso percebemos que não se trata apenas de fixar uma meta, mas de acompanhar os resultados mais de perto”, concluiu Gabriela Moreira de Azevedo Soares, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.

Gabriela destacou ainda, durante o evento, que na hora de sugerir ou adaptar uma meta, os tribunais façam uma análise da estratégia alinhada aos resultados. “O grande desafio consiste em pensar e estabelecer metas que dialoguem com os diagnósticos produzidos pelo CNJ e que produzam efeitos positivos nos indicadores de desempenho e de produtividade”, avaliou a especialista.

Encontro virtual

Pela primeira vez, por causa da pandemia, uma reunião preparatória foi realizada totalmente online. A Reunião teve como objetivo analisar a execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Apresentação dos Resultados das Metas Nacionais 2019, do Relatório de Aprendizagem da Execução das Metas Nacionais 2019), bem como dialogar com os representantes das instituições sobre temas estratégicos para formulação das Metas Nacionais 2021.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha carregando ...