Secretário de Estado norte-americano chega a Havana para visita histórica

Date:

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje (14) a Havana, onde preside a cerimônia de hasteamento da bandeira norte-americana na Embaixada dos Estados Unidos (EUA). A visita é considerada história por ocorrer 54 anos após o rompimento das relações entre os dois países.

Kerry chegou a bordo de um avião do Departamento de Estado, do qual desceu apoiado em uma bengala, devido a uma fratura no fêmur, que sofreu um em acidente de bicicleta em Genebra, na Suíça. Na pista, foi recebido pelo encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Havana, Jeffrey DeLaurentis, e por funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

Ele é o primeiro chefe da diplomacia de Washington a visitar Cuba nos últimos 70 anos. Lá, vai participar da abertura formal da embaixada do seu país. Extraoficialmente, a Embaixada dos EUA estava funcionando desde o dia 20 de julho, oito meses após os presidentes Barack Obama e Raúl Castro terem anunciado a reaproximação diplomática.

A visita de Kerry ocorre em um contexto de conciliação em que os dois governos tentam ultrapassar meio século de inimizades e é encarada como um passo simbólico para a normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos.

Durante a visita a Havana, Kerry se encontrará com o diplomata suíço Didier Burkhalter – convidado para a cerimônia em agradecimento à contribuição de seu país, pelo papel que exerceu enquanto “Estado protetor dos interesses de Washington” na ilha, desde que teve início a ruptura das relações bilaterais, em 1961.

O secretário norte-americano também vai se reunir com o cardeal cubano Jaime Ortega, autoridade máxima da Igreja Católica na ilha, e com o cardeal cubano Bruno Rodríguez. Antes de retornar a Washington, Kerry fará um passeio pelas ruas de Havana.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...