F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
domingo, março 7, 2021
  • Entrar
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
CANAL TELEGRAM
F5 Jurídico
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
Sem resultado
Ver todos os resultados
F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Brasil

Sistema penitenciário do estado do Rio registra 442 mortes de 2010 a 2016

porF5 Jurídico
junho 22, 2017
em Brasil, Segurança Pública
0

O sistema penitenciário do Rio de Janeiro tem atualmente 23 mil presos acima do suprtado pela estrutura. São 28 mil vagas e 51 mil presos, elevando a taxa de ocupação a 183%, acima do indicado pelo Supremo Tribunal Federal, de 137,5%. Das 58 unidades, divididas em 13 complexos, duas ultrapassam 300% de ocupação: Juíza de Direito Patrícia Aciolli, para presos provisórios, e Milton Dias Moreira, de regime fechado.

É o que revela o diagnóstico feito pelo Instituto Igarapé, em parceira com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com base nos dados fornecidos pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap). O estudo está disponível na internet.

A pesquisadora do instituto Ana Paula Pellegrino, responsável pelo levantamento, explica que o estudo analisou outros três temas, além da ocupação e capacidade. Nos impactos sobre comunidades, foi constatado que, apesar dos presídios se concentrarem em dez cidades, as pessoas cadastradas para visitas são dos 92 municípios fluminenses e também de outros estados.

O perfil da população presa é 95% masculina, 76% com escolaridade até o fundamental completo e 60% estão em unidades designadas para acolher facções específicas, mesmo que o preso não pertença a nenhuma. A metade foi presa por crimes de tráfico de drogas ou roubo, 51% estão em regime fechado e 32% é preso provisório, ou seja, ainda não foram julgados. Do total, apenas 1.825 dos detentos fazem algum tipo de trabalho, seja extramuros, intramuros ou na faxina.

Óbitos

De 2010 a 2016, foram registrados 442 óbitos no sistema penitenciário do estado, o que significa uma taxa de 80 mortes por 100 mil habitantes entre os presos, quando a taxa para o estado em 2015 foi 25,8%. Segundo a pesquisadora, a justificativa apresentada pela Seap para as mortes não segue os padrões internacionais.

“Essas mortes vieram para nós classificadas como acidente [2 casos], doença [278], hemorragia interna [3], insuficiência respiratória [17], suicídio [12], violência [13] e mortes não informadas [117]. Essa classificação não segue os padrões internacionais de classificação de óbito, então, fica muito difícil calcular taxas comparadas, por exemplo, a taxas que a gente faz de mortes violentas por 100 mil habitantes.”disse.

A diretora do Instituto Igarapé, Illona Szabó, destaca que é preciso resolver o problema dos presos provisórios. “Ou as pessoas devem ficar presas ou devem estar soltas, mas, por favor, façam uma força tarefa para julgá-las. Porque sabemos que, num ambiente onde há um grande número de presos provisórios, alguns vão ser soltos.”

Para ela, também é preciso mudar o foco do tipo de crime que leva à prisão, para priorizar a privação de liberdade de quem comete crime contra a vida, e não contra o patrimônio ou tráfico de drogas. “Não é questão de impunidade, é questão de a gente saber que a privação de liberdade é fato para pessoas que são perigosas para a sociedade e a gente está invertendo. Porque lá dentro tem pouca gente que cometeu crime violento.”

Illona lembra que o Brasil é o campeão em números absolutos de homicídio, mas há pouca elucidação desse tipo de crime. “Se o sistema de justiça e criminal não prioriza estes crimes, nós vamos continuar enxugando gelo e alimentando de mão de obra o crime organizado nos presídios, porque estas pessoas não tem uma segunda chance quando saem de lá.”

Recuperação dos detentos

O estudo foi apresentado hoje (22) no Seminário Sistema Penitenciário e o Conselho da Comunidade, do Ministério Público do Rio de Janeiro, que discutiu o papel do conselho e modelos para além da fiscalização dos presídios, na perspectiva de assumir um papel mais ativo como elo entre as pessoas privadas de liberdade e a sociedade, identificando problemas e propondo soluções.

Na mesa de abertura, o secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro, disse que não é possível apenas fazer críticas, mas sim oferecer soluções. “A crítica hoje não serve mais, o Brasil está mudando. Hoje nós queremos ajuda, a demagogia nós temos que tirar do nosso DNA, o brasileiro é demagogo. Nós queremos trabalho, e só vamos conseguir as mudanças trabalhando e não criticando. Temos que ver os resultados. O sucesso do ser humano é ver a transformação. Aqueles que vierem para o sistema penitenciário nos ajudar a transformar aqueles que estão lá dentro, as portas estarão sempre abertas.”

Para ele, a ressocialização dos presos depende também da sociedade. “O sistema é 30% a 40%, o restante é a própria sociedade, que não abre a porta e não dá emprego, aí o preso só consegue emprego no tráfico ou roubando pra sustentar a família. A culpa também é nossa, já que eu também faço parte da sociedade”.

Compartilhe
Postagem anterior

Ao completar 9 anos, Lei Seca não impede que motoristas dirijam alcoolizados

Próximo Post

Mais de 2,9 mil pessoas foram mortas no estado do Rio entre janeiro e maio

F5 Jurídico

F5 Jurídico

Atualize-se

Próximo Post

Mais de 2,9 mil pessoas foram mortas no estado do Rio entre janeiro e maio

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando ...

Entre no Grupo @f5juricico do Telegram

F5 no Facebook

Facebook
Sem resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Entenda as mudanças da PEC Emergencial
  • WhatsApp adiciona recurso de chamadas de voz e vídeo em versão desktop
  • Receita recebe 438 mil declarações do IR no primeiro dia de entrega
  • Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
  • Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão de dados

Siga

  • Novo artigo de @vitorferreira_adv e @renanluquini

Leia em: https://f5juridico.com/gestao-patrimonial-um-trabalho-multidisciplinar/
  • [Convite] #repost @congressointercontinental - VIII edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil será realizada em formato on-line em uma realização conjunta do @gruponotorium e da @ab.direitocivil e com apoio institucional da Academia Sino-Lusófona e Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de COIMBRA. As inscrições básicas são gratuitas.  #direitoempresarial #direitoprivado @ab.direitocivil @congressointercontinental @allanchristyan @rogerabdc @rose.giacomin
  • Novo artigo do professor @rodolpho.sampaio no portal.

Danos espirituais: uma nova dimensão dos danos extrapatrimoniais

Acesse: www.f5juridico.com
  • Nova pubicação do colunista @vitorferreira_adv 

Leia no site, acesse: www.f5juridico.com
  • Nunes Marques toma posse como ministro do STF.

O novo ministro ocupa a vaga de Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

Leia mais, acesse: www.f5juridico.com
  • Excelente artigo do mestre @rodolpho.sampaio

Acesse: https://f5juridico.com/qual-tutela-juridica-deve-ser-dispensada-aos-motoristas-de-aplicativos/

#f5juridico #motoristas #uber #99taxi #advogado #law #legislação #cabify
  • Artigo da Série Jurídica/Social. 

"A função sociojurídica da educação na formação cidadã e sua influência na construção da sociedade"

https://f5juridico.com/a-funcao-sociojuridica-da-educacao-na-formacao-cidada-e-sua-influencia-na-construcao-da-sociedade/

@f5dinheiro
@f5juridicobr
@f5previdencia
@f5saudebr
@f5noticias
@hosananews

#vitorferreiradecampos #julianaisabelegomesprobst #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #assistência #cidadania #covid19 #contratos #direitossociais #adv #advocacia #advogado #responsabilidadesocial #direito  #serviçosocial #assistenciasocial #lawyer #social #lawfirm #justiça #sociedade #oab #estado #conflito #soluções #reflexões
  • [CONVITE]🔖 Próxima sexta-feira‼️

O programa Business Talks através do Grupo Notorium Eventos e da agência DP3 Comunicação convidam para o Meetup Sessions.📍
.
Com transmissão ao vivo: youtube.com.br/gruponotorium
.
Dia 18/09/20 de 14h às 20h.
.
.
Sigam o perfil dos palestrantes e prestigiem essa bela iniciativa: @zampierbruno; @deividejribeiro; @felipefalcone; @felipemartinspinto; @prof.felipequintella;  @inescampolina; @baia.julio; @luizcarlosrezendesantos; @marcellafmgomes; @marcelocosta58; @nedimarfrattini; @plautoclcardoso; @rogerabdc; @rose.giacomin; @sofiarabelo e @viniciusasdias. Mediadora: @juditeasevedo 
.
Realização: @notoriumjuridico, @allanchristyan e @marinhobusiness
.
Apoio:
.
@abrasguimaraes
@dp3negocios
@f5juridico.com
@ia.minas gerais 
@frattini
@editora rideel 
@amat.mg
#descomplicandoodireitodotrabalho
.
  • [Convite da professora @rose.giacomin] 📍DIREITO EM DEBATE - UNIC BEIRA RIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palestrante: Dra. Rose Giacomin 📍@rose.giacomin 
Debatedor: Prof. Rafael Alves Nespolo 📍@rafaelnespolo 
Debatedora: Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda📍 @lorenalarranhagas 
Organizador: Prof. Marco Antonio Lorga 📍@lorga 

LIVE no YouTube ☑️ Canal ▶️Direito em Debate – UNIC Beira Rio 
https://www.youtube.com/c/DIREITOEMDEBATEUNICBEIRARIO
18 horas (MT) - 17/09/2020
Inscreva-se no Canal, participe com perguntas e receba Certificado de Participação de 01 hora

⚠️Currículo da Palestrante:
Dra. Rose Giacomin
Gestora Nacional dos cursos de Direito, Cogna Educação. 
Professora de Direito Empresarial (carreiras jurídicas) do Curso Forum. 
Conta com diversos artigos publicados na área empresarial e participação em obras jurídicas. Como fim social da carreira atua como editora-chefe da revista científica da Academia Brasileira de Direito Civil e do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB. É Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG e faz parte do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas.

⚠️Currículo dos Debatedores:
Profa. Rafael Alves Nespolo
Advogado e Professor, Bacharel pela UNIC, Especialista pela FESMP/RS e Mestre em Direito pela EPD.

Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda
Professora do Curso de Direito na UNIC Beira Rio.
Assessora Jurídica na Primeira Vara Cível da Comarca de Cuiabá
Graduada em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT. 
Pós Graduada em Direito Empresarial e Tributário pela UFMT. 
Pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

⚠️Currículo do Organizador:
Prof. Marco Antonio Lorga
Diretor do Curso de Direito da UNIC – Universidade de Cuiabá campus Beira Rio I e II
Mestre em Direito Empresarial – UNICURITIBA
Professor Pós Graduação da UNIC – Universidade de Cuiabá
Graduado em Direito – UNIC 
Graduado em Administração de Empresas – UFMT
Advogado e Administrador Judicial
  • Novo Artigo de @brunobetazza e @vitorferreiradecampos @vitorferreira_adv 📚📚📚🚀🚀🚀 👨‍⚖️👨‍⚖️👨‍⚖️

"Da possibilidade de conversão do tempo especial em comum no Regime Próprio de Previdenciário Social"

https://f5juridico.com/da-possibilidade-de-conversao-do-tempo-especial-em-comum-no-regime-proprio-de-previdencia-social/

@f5dinheiro
@f5previdencia
@f5noticias
@f5saudebr
@f5juridicobr
@hosananews

#vitorferreiradecampos #brunobetazza #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #direitoprevidenciário #previdenciário #prev #inss #processocivil #adv #advocacia #advogado #law #direito #sucesso #business #lawyer #autônomo #lawfirm #justiça #audiência #oab #negociação #composição
Facebook Twitter Instagram LinkedIn Youtube

Categorias

  • Academia Brasileira de Direito Civil
  • André Augusto Malcher Meira
  • Artigos
  • Blog
  • Brasil
  • Bruno André Soares Betazza
  • Business
  • Carreira e Negócios
  • Colunistas
  • Comércio Exterior
  • Comportamento
  • Concursos
  • Covid-19
  • Criptomercado
  • Cultura
  • Destaque
  • Dinheiro
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Flavio Fabiano
  • Geral
  • Hélder Fernandes Neves
  • Hiago Simões Gurgel do Amaral
  • Imigração
  • Internacional
  • Investimentos
  • Ivan Ferreira de Campos
  • Juliana Isabele Gomes Probst
  • Júlio Baía
  • Justiça
  • Lava Jato
  • Ludmila Alves França de Almeida
  • Marcos Campos de Pinho Resende
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mercosul
  • Minas Gerais
  • Negócios
  • Notícias
  • Operação Lava Jato
  • Opinião
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Renan Luquini
  • Rodolpho Barreto Sampaio Júnior
  • Rose Giacomin
  • São Paulo
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seus Direitos
  • Sofia Rabelo
  • Startup
  • Sustentabilidade
  • Tania Azevedo Garcia
  • Tecnologia
  • Terrorismo
  • Trending
  • Turismo
  • Utilidade Pública
  • Videos
  • Vitor Ferreira de Campos

Curta

Subscrever notificações

Navegação

  • Home
  • Colunistas
  • Publicidade
  • Contato
  • Expediente
  • Newsletter
  • Aeroporto do Galeão retoma voos para América do Sul em setembro
  • Cart
  • Purchases

Newsletter

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Business
    • Economia
    • Negócios
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Educação
  • Justiça
  • Contato

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
error: Conteúdo Protegido!