F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
sábado, fevereiro 27, 2021
  • Entrar
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
CANAL TELEGRAM
F5 Jurídico
  • Home
  • Brasil
    • Business
    • Economia
    • Educação
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Justiça
Sem resultado
Ver todos os resultados
F5 Jurídico
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Tania Azevedo Garcia

Tempos Sombrios

porTania Azevedo Garcia
maio 29, 2020
em Artigos, Colunistas, Tania Azevedo Garcia
0
Tempos Sombrios

Viktor Frankl, psiquiatra sobrevivente do holocausto, descreveu em seu livro Em busca de Sentido que pessoas sensíveis, habituadas a uma vida intelectual e cultural ativa, sofreram as torturas dos campos de concentração, mas com menor impacto sobre sua existência. Vivemos tempos sombrios: uma pandemia, crise econômica e insegurança política, que me trazem muita angústia e incertezas. Na busca por respostas, a arte, especialmente a literatura, tem me ajudado a compreender melhor nosso tempo.

Li, recentemente, “Holocausto: uma nova história”, do historiador e documentarista britânico Laurence Rees. A prazerosa e impactante leitura, bem fundamentada pela pesquisa realizada pelo escritor ao longo de 20 anos, é entrecortada por momentos de profunda tristeza ao se constatar o que a nossa espécie é capaz de fazer sob determinadas circunstâncias.

Hitler, apesar de ter sido o principal responsável pelo holocausto, não fez tudo sozinho. A responsabilidade foi coletiva. A humilhação que a Alemanha sentia, somada à crise econômica e política que sucederam à Primeira Guerra, fizeram emergir um líder improvável, incapaz do debate político e com sérios problemas de relacionamentos humanos. Com apoio de intelectuais e profissionais (médicos, advogados, arquitetos) bem sucedidos, o Terceiro Reich decidia o que fazer com os milhares de judeus, de doentes mentais e outros prisioneiros que se encontravam nos guetos e campos de concentração. Na conferência de Wansee, ocorrida em 1942, um dos mais importantes encontros em que se debatia a Solução Final para os judeus, à mesa estavam pessoas instruídas. Das 15 figuras principais reunidas para tratar sobre o tema, 8 tinham doutorado. Portanto, não foram ações definidas por pessoas incapacitadas ou loucas.

A banalidade do mal, tão bem definida por Hannah Arendt, pode ser constatada em diversas partes do livro, desde o envolvimento de políticos, de governantes de diversas partes do mundo, do exército alemão e de soldados do eixo, das próprias comunidades invadidas e até mesmo de alguns colaboradores judeus.  O Dr. Irmfried Eberl, médico com 31 anos à época, em carta à sua esposa, relata que estava muito contente e orgulhoso do trabalho que estava realizando. Ele era o responsável por campos de extermínio como o de Treblinka e o centro de eutanásia de Brandenburg. Fato este que denota o tipo de consciência que tinham, especialmente, os profissionais envolvidos nas fábricas de morte nazista.

O sofrimento provocado por milhares de assassinatos, estupros, castigos, maus tratos de toda ordem, doenças, fome, vivenciados pelos sobreviventes é algo que deixa marcas por toda a vida. Toivi Blatt, um deles, relata que “as pessoas mudam sob certas condições […] ninguém conhece a si mesmo. Às vezes, quando alguém se mostra realmente bom comigo, eu me vejo pensando: como seria essa pessoa em Sobibór (campo de concentração)?”

 O mundo continuou após a morte de milhões de judeus, de homossexuais, de prisioneiros de guerra, de contrários à política nazista, de ciganos, pois não foram apenas os judeus a serem sacrificados nesse triste momento de nossa história. O mesmo sobrevivente Tovi Blatt, sonderkommando (termo dado aos judeus forçados a trabalhar nas câmaras de gás nos campos de concentração), após concluída a morte de três mil pessoas numa câmara de gás, olha para o céu e diz: “Nada havia acontecido. As estrelas continuavam no mesmo lugar”.

 Muita gente, soldados, populares, vizinhos, conhecidos, intelectuais, médicos, apoiaram ou fizeram o que fizeram por acreditar no discurso nazista de que os judeus eram os responsáveis por aquela situação. Aqueles que apoiavam e elogiavam a recusa de Hitler em fazer concessões em um momento inicial da guerra, passaram a ver esse comportamento como fraqueza. Mas já era tarde demais.

É preciso atenção e alerta para qualquer movimento totalitário, ditatorial, radical e populista. Pensamento crítico e consciência são fundamentais para uma escolha autêntica. Para que não nos esqueçamos e evitemos que algo semelhante volte a acontecer é fundamental sabermos nos posicionar frente à história, conscientizando-nos de nossas escolhas. Elas podem significar coisas simples do dia a dia, mas podem também significar o rumo de um povo, de um país.

Como descreve Albert Camus, “o bacilo da peste não desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido. […] para desgraça e ensinamento dos homens”, a peste pode acordar os ratos e os mandar morrer numa cidade feliz. A peste para Camus, nesse relato, se tratava de uma metáfora ao nazismo.

Regimes totalitários são como ratos à espreita. Precisamos estar sempre atentos!

 

Compartilhe
Postagem anterior

Texto base do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego é aprovado

Próximo Post

Operação investiga Pezão e cumpre mandados no Rio

Tania Azevedo Garcia

Tania Azevedo Garcia

Psicóloga. Especialista em adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Mestrado em Administração com ênfase em gestão de pessoas, Especialista em Psicologia Clínica: Análise existencial e Gestalt-terapia pela UFMG. Professora Universitária no Centro Universitário Newton Paiva em Minas Gerais.

Próximo Post
Operação investiga Pezão e cumpre mandados no Rio

Operação investiga Pezão e cumpre mandados no Rio

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando ...

Entre no Grupo @f5juricico do Telegram

F5 no Facebook

Facebook
Sem resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • A Era dos Direitos e a não operacionalização das Políticas Públicas no Brasil
  • Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer
  • Rússia registra a terceira vacina contra o novo coronavírus
  • Clientes de bancos podem acessar serviços do governo pelo aplicativo
  • O Feedback e sua importância para o crescimento das pessoas

Siga

  • Novo artigo de @vitorferreira_adv e @renanluquini

Leia em: https://f5juridico.com/gestao-patrimonial-um-trabalho-multidisciplinar/
  • [Convite] #repost @congressointercontinental - VIII edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil será realizada em formato on-line em uma realização conjunta do @gruponotorium e da @ab.direitocivil e com apoio institucional da Academia Sino-Lusófona e Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de COIMBRA. As inscrições básicas são gratuitas.  #direitoempresarial #direitoprivado @ab.direitocivil @congressointercontinental @allanchristyan @rogerabdc @rose.giacomin
  • Novo artigo do professor @rodolpho.sampaio no portal.

Danos espirituais: uma nova dimensão dos danos extrapatrimoniais

Acesse: www.f5juridico.com
  • Nova pubicação do colunista @vitorferreira_adv 

Leia no site, acesse: www.f5juridico.com
  • Nunes Marques toma posse como ministro do STF.

O novo ministro ocupa a vaga de Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio Nunes Marques tomou posse hoje (5) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos. 

Leia mais, acesse: www.f5juridico.com
  • Excelente artigo do mestre @rodolpho.sampaio

Acesse: https://f5juridico.com/qual-tutela-juridica-deve-ser-dispensada-aos-motoristas-de-aplicativos/

#f5juridico #motoristas #uber #99taxi #advogado #law #legislação #cabify
  • Artigo da Série Jurídica/Social. 

"A função sociojurídica da educação na formação cidadã e sua influência na construção da sociedade"

https://f5juridico.com/a-funcao-sociojuridica-da-educacao-na-formacao-cidada-e-sua-influencia-na-construcao-da-sociedade/

@f5dinheiro
@f5juridicobr
@f5previdencia
@f5saudebr
@f5noticias
@hosananews

#vitorferreiradecampos #julianaisabelegomesprobst #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #assistência #cidadania #covid19 #contratos #direitossociais #adv #advocacia #advogado #responsabilidadesocial #direito  #serviçosocial #assistenciasocial #lawyer #social #lawfirm #justiça #sociedade #oab #estado #conflito #soluções #reflexões
  • [CONVITE]🔖 Próxima sexta-feira‼️

O programa Business Talks através do Grupo Notorium Eventos e da agência DP3 Comunicação convidam para o Meetup Sessions.📍
.
Com transmissão ao vivo: youtube.com.br/gruponotorium
.
Dia 18/09/20 de 14h às 20h.
.
.
Sigam o perfil dos palestrantes e prestigiem essa bela iniciativa: @zampierbruno; @deividejribeiro; @felipefalcone; @felipemartinspinto; @prof.felipequintella;  @inescampolina; @baia.julio; @luizcarlosrezendesantos; @marcellafmgomes; @marcelocosta58; @nedimarfrattini; @plautoclcardoso; @rogerabdc; @rose.giacomin; @sofiarabelo e @viniciusasdias. Mediadora: @juditeasevedo 
.
Realização: @notoriumjuridico, @allanchristyan e @marinhobusiness
.
Apoio:
.
@abrasguimaraes
@dp3negocios
@f5juridico.com
@ia.minas gerais 
@frattini
@editora rideel 
@amat.mg
#descomplicandoodireitodotrabalho
.
  • [Convite da professora @rose.giacomin] 📍DIREITO EM DEBATE - UNIC BEIRA RIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palestrante: Dra. Rose Giacomin 📍@rose.giacomin 
Debatedor: Prof. Rafael Alves Nespolo 📍@rafaelnespolo 
Debatedora: Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda📍 @lorenalarranhagas 
Organizador: Prof. Marco Antonio Lorga 📍@lorga 

LIVE no YouTube ☑️ Canal ▶️Direito em Debate – UNIC Beira Rio 
https://www.youtube.com/c/DIREITOEMDEBATEUNICBEIRARIO
18 horas (MT) - 17/09/2020
Inscreva-se no Canal, participe com perguntas e receba Certificado de Participação de 01 hora

⚠️Currículo da Palestrante:
Dra. Rose Giacomin
Gestora Nacional dos cursos de Direito, Cogna Educação. 
Professora de Direito Empresarial (carreiras jurídicas) do Curso Forum. 
Conta com diversos artigos publicados na área empresarial e participação em obras jurídicas. Como fim social da carreira atua como editora-chefe da revista científica da Academia Brasileira de Direito Civil e do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB. É Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG e faz parte do Conselho Empresarial de Educação da ACMinas.

⚠️Currículo dos Debatedores:
Profa. Rafael Alves Nespolo
Advogado e Professor, Bacharel pela UNIC, Especialista pela FESMP/RS e Mestre em Direito pela EPD.

Profa. Lorena Larranhagas Mamedes de Arruda
Professora do Curso de Direito na UNIC Beira Rio.
Assessora Jurídica na Primeira Vara Cível da Comarca de Cuiabá
Graduada em Direito pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT. 
Pós Graduada em Direito Empresarial e Tributário pela UFMT. 
Pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

⚠️Currículo do Organizador:
Prof. Marco Antonio Lorga
Diretor do Curso de Direito da UNIC – Universidade de Cuiabá campus Beira Rio I e II
Mestre em Direito Empresarial – UNICURITIBA
Professor Pós Graduação da UNIC – Universidade de Cuiabá
Graduado em Direito – UNIC 
Graduado em Administração de Empresas – UFMT
Advogado e Administrador Judicial
  • Novo Artigo de @brunobetazza e @vitorferreiradecampos @vitorferreira_adv 📚📚📚🚀🚀🚀 👨‍⚖️👨‍⚖️👨‍⚖️

"Da possibilidade de conversão do tempo especial em comum no Regime Próprio de Previdenciário Social"

https://f5juridico.com/da-possibilidade-de-conversao-do-tempo-especial-em-comum-no-regime-proprio-de-previdencia-social/

@f5dinheiro
@f5previdencia
@f5noticias
@f5saudebr
@f5juridicobr
@hosananews

#vitorferreiradecampos #brunobetazza #advogados #advocacia #advogado #law #lawyer #londrina #paraná #brasil #direitoprevidenciário #previdenciário #prev #inss #processocivil #adv #advocacia #advogado #law #direito #sucesso #business #lawyer #autônomo #lawfirm #justiça #audiência #oab #negociação #composição
Facebook Twitter Instagram LinkedIn Youtube

Categorias

  • Academia Brasileira de Direito Civil
  • André Augusto Malcher Meira
  • Artigos
  • Blog
  • Brasil
  • Bruno André Soares Betazza
  • Business
  • Carreira e Negócios
  • Colunistas
  • Comércio Exterior
  • Comportamento
  • Concursos
  • Covid-19
  • Criptomercado
  • Cultura
  • Destaque
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Flavio Fabiano
  • Geral
  • Hélder Fernandes Neves
  • Hiago Simões Gurgel do Amaral
  • Imigração
  • Internacional
  • Investimentos
  • Ivan Ferreira de Campos
  • Juliana Isabele Gomes Probst
  • Júlio Baía
  • Justiça
  • Lava Jato
  • Ludmila Alves França de Almeida
  • Marcos Campos de Pinho Resende
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Mercosul
  • Minas Gerais
  • Negócios
  • Notícias
  • Operação Lava Jato
  • Opinião
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Renan Luquini
  • Rodolpho Barreto Sampaio Júnior
  • Rose Giacomin
  • São Paulo
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seus Direitos
  • Sofia Rabelo
  • Startup
  • Sustentabilidade
  • Tania Azevedo Garcia
  • Tecnologia
  • Terrorismo
  • Trending
  • Turismo
  • Utilidade Pública
  • Videos
  • Vitor Ferreira de Campos

Curta

Subscrever notificações

Navegação

  • Home
  • Colunistas
  • Publicidade
  • Contato
  • Expediente
  • Newsletter
  • Aeroporto do Galeão retoma voos para América do Sul em setembro
  • Cart
  • Purchases

Newsletter

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Business
    • Economia
    • Negócios
  • Colunistas
  • Covid-19
  • Educação
  • Justiça
  • Contato

© 2020 DP3 - Alavancado por F5 Notícias.

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
error: Conteúdo Protegido!