Você vale a pena

Date:

Por Adriano Godoy

Se você estiver sentado nesse instante saiba que as moléculas de seu corpo lutam bravamente para não se misturarem com as moléculas da cadeira e de sua roupa. Não estamos percebendo, mas uma batalha molecular está sendo travada todos os dias para manter a estrutura e a identidade de nosso corpo como elas são. Nós somos uma bandeira defendida por cada célula e molécula do nosso organismo. Pela estrutura atômica, que resiste todos os dias por nós. Por guerreiras batidas  do coração que pulsam a vida. E por uma busca constante e corajosa do sopro existencial.

Trata-se de uma mistura de física, química e biologia, nesse mundo feito de matéria, gases e líquidos, e é como se estivéssemos invadindo um espaço que não é nosso e isso obriga nossas defesas atômicas e moleculares a nos defenderem, desde que passamos a existir. Nossos núcleos atômicos, compostos por prótons, nêutrons e elétrons, são sustentados bravamente enfrentando a pressão gravitacional todos os dias.

E não poderia ser diferente, pois, na vida já estava programada a sua história, não importa quanto fossem as oposições. Acredite: você tinha mesmo que existir, por mais frágil que fosse a sua existência.

O universo é um grande enredo, seguido desde a menor das partículas até o maior aglomerado de estrelas. Essa movimentação é tão dinâmica que traz a diversidade da vida. Todas as movimentações são inéditas. Cada estrela tem seu próprio expectro. As gotas que passam no ribeiro hoje nunca se repetirão e cada ser humano é único. Uma cópia que jamais se repetirá em toda história da humanidade. Simplesmente, porque a natureza não aceita cópias.

Parece ser necessário a cada momento um arranjo novo dos elétrons para superar a pressão gravitacional do universo. Cada movimento aparentemente errático deles, precisa ser inédito para passar pelo crivo dos misteriosos grávitons, essas partículas da gravidade que nos pressionam e nos inspessionam todos os dias, para saber se estamos inovando, para termos o direito de existir.

Por isso todo esse espetáculo de inovações continuará, até o apagar da última estrela. E você existe em todo esse enredo cósmico

A sua história é unica e incomparável. Sua missão é exclusiva e está relacionada à sua personalidade, seus valores e talentos e todos os recursos que lhe foram proporcionados, antes que desse o primeiro choro proclamando que estava vivo.

Não estamos aqui por acaso. E somos o que ninguém poderá ser. Só você tem a essência de ser você mesmo. Jamais, em toda a história da humanidade, esse feito se repetirá, ainda que possam surgir algumas semelhanças.

Talvez devêssemos entender as mensagens que as estrelam nos passam ao pontilharem pelos céus. Aquele brilho é resultado da mesma batalha que enfrentamos aqui – nas devidas proporções, é claro! É uma mistura de energia, pó e gases, que foram comprimidos pela gravidade, mas, que explodiram na tentativa de expandir se opondo a essa contração. Assim elas surgiram.

As estrelas do céu e o próprio universo procuram sempre estar expandindo. Uma estrela não desiste nunca e nosso universo expande todos os dias. Quando pararem de resistir ou de expandir vão colapsar sobre si mesmos. Temos o mesmo desafio. E a opção mais significativa é a expansão de nossos planos, nossos sonhos, pensamentos e atitudes perante as diversas fases da vida.

Expandir para além dos limites de nossos modelos mentais. Isso é continuar existindo e fazendo jus ao crédito que a vida nos concedeu.

Todos somos importantes em nossa identidade única. Somos um DNA exclusivo, uma causa defendida para pontilhar nossa história, nesse imenso universo, mesmo sendo meras partículas dele. Nossas células não se importarão em sacrificar-se por nós diariamente. Hoje mesmo cerca de quinhentas delas morrerão para nos manter vivos. Para elas e tudo que há em nós somos um projeto que vale a pena continuar.

Isto mesmo: você vale a pena!

E se em algum momento, os desafios da vida ficarem tão intensos, a ponto de tornarem vago o sentido de continuar existindo, lembremos dessa mensagem que nossas estruturas física, celular e molecular nos passam: nós valemos a pena!

 

Pense nisso essa semana e continue expandindo em busca do sucesso!!!

 

Adriano Godoy
Consultor Empresarial, Coach, graduado em administração de empresas, formação internacional em coaching e liderança, autor de livros pela Editora Qualitymark (RJ), professor online pela Universidade Federal de Viçosa, coordenador técnico pelo Centro de Produções Técnicas (CPT/MG)

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento de crianças

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com...